Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Abacate: uma excelente alternativa

Francisca Machado | CONSULAI24/02/2023
O abacate é um fruto que nos últimos anos tem despertado a atenção, tendo havido um aumento do seu consumo a nível mundial, tornando-se mesmo no “fruto da moda”, associado a benefícios para a saúde e dietas alternativas. As caraterísticas sensoriais, o seu valor nutritivo e os benefícios para a saúde associados ao abacate têm feito com que este fruto tenha vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento mundial, e por sua vez, um aumento do seu consumo.
Em Portugal, a maioria dos produtores de abacate são dotados de sistemas de rega e de fertilização modernos e eficientes...
Em Portugal, a maioria dos produtores de abacate são dotados de sistemas de rega e de fertilização modernos e eficientes.
A descoberta deste fruto pelo consumidor teve um enorme impacto na área e quantidade de abacate produzida a nível mundial, sendo mesmo uma das espécies frutícolas cuja área e produção aumentaram mais nos últimos anos. Para perceber melhor evolução desta cultura a nível mundial, europeu e também nacional é interessante e importante analisar o seu mercado e alterações ocorridas nos últimos anos.
Figura 1. Evolução da área e produção mundial (Fonte: FAOSTAT, 2022)
Figura 1. Evolução da área e produção mundial (Fonte: FAOSTAT, 2022).
O México para além de ser o maior produtor mundial, é também o maior exportador tanto em quantidade como em valor, exportando cerca de 50% da quantidade de abacate que produz.
Figura 2. Maiores produtores mundiais (Fonte: FAOSTAT, 2022)
Figura 2. Maiores produtores mundiais (Fonte: FAOSTAT, 2022).
Na Europa também se tem verificado uma tendência crescente da produção de abacate nos últimos 20 anos. Espanha destaca-se como sendo o maior produtor de abacate na UE; os nossos vizinhos, mesmo não estando no top-10 de produtores mundiais encontram-se na quarta posição em termos de quantidade exportada, o que demonstra uma forte orientação exportadora. Os Países Baixos são os maiores importadores e exportadores da UE, demonstrando a sua importância comercial.
Figura 3. Evolução da área e produção europeia (Fonte: FAOSTAT, 2022)
Figura 3. Evolução da área e produção europeia (Fonte: FAOSTAT, 2022).
Figura 4. Maiores produtores europeus (Fonte: FAOSTAT, 2022)
Figura 4. Maiores produtores europeus (Fonte: FAOSTAT, 2022).
Tendo sido introduzida em Portugal na mesma época que o milho, a cultura do abacateiro só começou a ter uma produção mais significativa no século XX, mas sem a mesma relevância de outras culturas que entraram no país na mesma altura. Até 2013 havia apenas 300 hectares de abacateiros instalados em Portugal, e em 2019, passaram a 2016 hectares, sendo que mais de 90% destes hectares encontram-se no Algarve.
Figura 5. Evolução da área e produção de abacate em Portugal (Fonte: INE, 2022)
Figura 5. Evolução da área e produção de abacate em Portugal (Fonte: INE, 2022).
Figura 6. Distribuição da produção por Regiões (Fonte: INE, 2022)
Figura 6. Distribuição da produção por Regiões (Fonte: INE, 2022).

No que diz respeito às exportações Espanha é o maior destino da produção de abacate português, representando mais de 10 milhões de euros. Espanha destaca-se como sendo um grande parceiro, para além de ser o maior destino das exportações de abacate é também o principal fornecedor deste fruto.

Figura 7. Evolução das exportações de abacate (Fonte: INE, 2022)
Figura 7. Evolução das exportações de abacate (Fonte: INE, 2022).
Figura 8. Principais destinos exportações em 2021 (Fonte: INE, 2022)
Figura 8. Principais destinos exportações em 2021 (Fonte: INE, 2022).
Sendo originário dos trópicos, com pouca amplitude térmica, o abacateiro é muito sensível a alguns dos fatores climáticos mais característicos das regiões subtropicais, como a seca e temperaturas extremas.

É uma cultura com preferência a temperaturas amenas, e sem grandes diferenças de temperatura entre as estações do ano, aguentando uma humidade do ar de ligeira a elevada. É muito sensível a geadas, sendo este um aspeto importante, uma vez que a cultura não se adapta a zonas com risco elevado de geada. As temperaturas extremamente baixas podem causar danos na planta, provocando perdas de produtividade. A mais ou menos sensibilidade à geada depende da raça, variedade, vigor e idade da planta.

Por sua vez, temperaturas muito elevadas também podem causar danos, sobretudo na fase de floração e vigamento, podendo provocar a queda de flores e até já de pequenos frutos existentes.

A situação térmica com registo de bom desenvolvimento da planta e de uma boa produtividade é: 22-26°C de dia, 15-17°C de noite e 20-21°C de média.

Em relação ao solo, esta cultura adapta-se bem a solos profundos, permeáveis e com boa retenção de água, ricos em matérias orgânica e pouco ácidos (pH entre 5,5 e 7,0). O abacateiro não reage bem ao encharcamento, sendo assim importante o solo ser bem drenado. Tendo por base uma boa drenagem do solo, o abacateiro adapta-se bem a solos com textura franco-argilosa ou franco-arenosa.

O abacateiro é uma árvore muito sensível ao vento, os ventos quentes podem provocar a queda de fruto e no inverno os ventos frios queimaduras nas folhas. Assim, deve ter-se em atenção a este aspeto na instalação de um pomar e se for numa zona ventosa será mais prudente a instalação de estruturas para-vento.

Pelas diferentes exigências edafoclimáticas, o abacateiro adapta-se particularmente bem a muitas zonas do Algarve, sobretudo as que são viradas a sul. É uma cultura de fácil instalação e manutenção, apresenta consumos de água idênticos a outras culturas, e é caracterizada por ter poucas pragas e doenças, tendo nos últimos anos despertado interesse devido à sua produtividade e os preços praticados no mercado.

Em Portugal, a maioria dos produtores de abacate são dotados de sistemas de rega e de fertilização modernos e eficientes. Os agricultores têm por objetivo e garantem que não se dá mais água ou fertilizantes do que o pomar precisa, assim as perdas por lixiviação e por evapotranspiração são reduzidas e o consumo de água diminui consideravelmente (Pereira, J. 2020). Segundo Amílcar Duarte, Professor e Investigador da Universidade do Algarve, o abacateiro dificilmente consegue subsistir ao sequeiro, precisa de água. Mas por outro lado é uma planta que não aguenta o encharcamento, sendo produzido em camalhões. Assim sendo é preciso gerir muito bem a água, saber quando regar e em que quantidade. O abacateiro consome mais ou menos a mesma quantidade de água de um pomar de citrinos (Duarte, A. 2021).

O sistema radicular do abacateiro só consegue absorver água quando a temperatura do solo ronda os 15-16°C. Sendo fundamental o agricultor ser dotado de sondas de temperatura e humidade, para perceber se o pomar se encontra em stress hídrico ou não e desta forma conseguir regar melhor. Deverão ser utilizadas duas linhas de gotejadores. Tendo um sistema de rega bem delineado e instalado, utilizando sondas e regando conforme os dados recolhidos por estas o consumo de água típico para um abacateiro ronda dos 6.600m3/ha/ano, podendo até ser inferior em algumas situações.

Em relação às necessidades e consumos de água por parte desta cultura têm surgidos muitas polémicas e não aceitação desta cultura especialmente no Algarve. No quadro que se segue é possível verificar que os consumos/necessidades hídricas da cultura do abacate não diferem muito de outras culturas instaladas na região do Algarve e sobre as quais não se discute ou levanta esta questão. Num documento oficial da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, com o título 'Rega das Culturas/Uso Eficiente da Água', de Armindo Rosa de 2019 é possível encontrar informações e dados interessantes sobre o consumo de água das diferentes culturas na região do Algarve. E com este apercebemo-nos que as necessidades hídricas do abacate são idênticas às de muitas das culturas instaladas na região.

Segundo Amílcar Duarte, professor e investigador da Universidade do Algarve, o abacateiro dificilmente consegue subsistir ao sequeiro, precisa de água. Mas por outro lado é uma planta que não aguenta o encharcamento, sendo produzido em camalhões

Figura 9. Necessidades hídricas por cultura (Fonte: Rosa. A, 2019 - Rega das Culturas/Uso Eficiente da Água)
Figura 9. Necessidades hídricas por cultura (Fonte: Rosa. A, 2019 - Rega das Culturas/Uso Eficiente da Água).

Pelos números apresentados anteriormente, o abacateiro está dentro dos valores de consumo de água de outras culturas da região do Algarve, tendo em alguns casos consumos inferiores a outras culturas como as amendoeiras e nogueiras. No caso dos citrinos os valores são semelhantes, as duas culturas têm necessidades hídricas idênticas.

O abacate pode ser uma boa alterativa e também seria interessante fazer uma análise mais profunda ao investimento nesta cultura. Relativamente à questão da água tanto para esta cultura como para outras, tendo Portugal um clima mediterrâneo, com verões quentes e sem chuva, é fundamental que haja culturas de regadio. Havendo a necessidade de regadio é fundamental que este seja feito de forma sustentável e racional, não fornecer mais água que a necessidade das culturas. Atualmente há uma grande evolução tecnológica e digital e o setor agrícola acompanha essa evolução. A agricultura de precisão é um reflexo disso mesmo e será a chave para que o regadio se torne mais eficiente, consumindo o mínimo de água possível.

O abacate uma cultura relativamente recente em Portugal, em termos de produção agrícola mais profissionalizada, o que faz com que toda a cadeia de valor associada a este fruto seja ainda menos estruturada comparativamente com outras culturas. Mas em vez de se ver isto como um ponto negativo, poderá ser uma oportunidade para os produtores de abacate da região se organizarem e em conjunto melhorar toda a cadeia, desde a produção até ao consumidor final.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial