Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

ANSEME e CiB realizam simpósio sobre sementes e biotecnologia

13/01/2023

A ANSEME - Associação Nacional dos Produtores e Comerciantes de Sementes e o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia realizam no dia 27 de janeiro, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o Simpósio 'Semente & Biotecnologia – Da Inovação à Sustentabilidade'.

Imagen
Com esta iniciativa, as entidades organizadoras pretendem “alertar para a importância das novas técnicas genómicas (NGTs) ainda não regulamentadas na União Europeia e discutir aspetos relacionados com a dependência alimentar e relações de concorrência com outros países fora da UE”, onde estas tecnologias são já uma realidade.
Este simpósio terá lugar no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e contará com três paineis de discussão e duas mesas redondas. O primeiro painel terá como tema a ‘Produção de sementes em Portugal e Fitossanidade’, o segundo abordará questões relacionadas com as ‘Novas Técnicas Genómicas’ e o terceiro será dedicado à ‘Regulamentação e Competitividade – Um desafio premente’. O ‘Papel das NGTs no melhoramento das plantas’ e a ‘Sustentabilidade ambiental e as relações de concorrência com outras zonas do mundo’ são os temas que irão ser discutidos nas mesas redondas.

O interesse da Humanidade pelo Melhoramento de Plantas iniciou-se no Neolítico, quando surgiu a agricultura, há cerca de 10 mil anos. Esta domesticação primitiva foi inicialmente feita de uma forma empírica, mas à medida que o conhecimento científico foi progredindo, tornou-se mais racional e objetiva. A experimentação de plantas modifi¬cou profundamente as suas caraterísticas, tendo-se selecionado aquelas que se refletiam num aumento da produtividade e que permitiram alimentar uma população humana em constante crescimento.

As primeiras empresas de sementes começaram a estabelecer-se na Europa em meados do século XVIII, a partir de cooperativas agrícolas ou de agricultores que se especializaram no melhoramento de plantas e na produção de sementes. Mas foi a partir de meados do século XIX, com as descobertas de Mendel sobre a heritabilidade genética, que o melhoramento de plantas teve um maior crescimento.

Atualmente, este setor procura responder não só às necessidades da produção e exigências do consumidor, mas também aos desafios da segurança alimentar e aos previsíveis impactos negativos das alterações climáticas na produção de alimentos. Estes desafios exigem respostas tecnológicas mais rápidas e eficazes, que passam pela utilização de tecnologias que permitam obter de forma célere plantas mais adaptadas às variações dos fatores abióticos e bióticos.

A biotecnologia, entendida como um conjunto de ferramentas de modificação genética das plantas, tem desempenhado um papel fundamental na obtenção de novas variedades. Neste contexto, as chamadas novas técnicas genómicas irão permitir revolucionar a forma como se faz o melhoramento, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e para a conservação da biodiversidade.

As inscrições para o Simpósio estão abertas até dia 20 de janeiro.

Programa

foto

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial