O trabalho das empresas de serviços é um apoio importante para impulsionar a mudança tecnológica e a digitalização na agricultura espanhola. A iniciativa AgriServiços, promovida pelas revistas agrícolas do Grupo Interempresas, analisará a evolução deste fenómeno em 5 eventos temáticos ao longo de 2023, que culminará no 1°Congresso AgriServiços no final de novembro em Talavera de la Reina. A primeira apresentação terá lugar no dia 18 de janeiro no NH Collection Hotel em Sevilha.
Sevilha é a cidade escolhida para acolher a Conferência de Apresentação da iniciativa AgriServiços 2023, um programa de trabalho promovido pela Interempresas Media através das suas revistas especializadas Tierras Agricultura e Interempresas Maquinaria Agrícola, com a colaboração especial do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) e com o apoio dos principais grupos de empresas de serviços de toda a Espanha, que visa analisar a implementação deste tipo de empresas, avaliar a sua evolução e refletir sobre o importante papel que têm vindo a desempenhar desde há algum tempo na renovação agrícola.
Parece claro, portanto, que é necessário falar mais sobre empresas de serviços, e isto motiva e dá sentido à agenda de trabalho proposta pelo AgriServiços para 2023, com cinco eventos ao longo do ano, começando em Sevilha a 18 de janeiro e culminando em Talavera de la Reina a 29 e 30 de novembro. Especificamente, o calendário de eventos é o seguinte:
O programa da conferência de Sevilha, que se realiza no hotel NH Collection, propõe uma abordagem geral da situação atual das empresas de serviços agrícolas em Espanha, a fim de obter uma melhor compreensão da sua situação e das perspetivas para os próximos anos.
Com estas premissas, será feita uma apresentação inicial por um técnico do Ministério da Agricultura sob o título 'A importância das empresas de serviços no desenvolvimento e modernização da agricultura espanhola nos próximos anos. O papel do MAPA'.
A isto seguir-se-ão três mesas redondas. A primeira intitulada 'Situação atual das empresas de serviços na agricultura espanhola: Desafios e oportunidades'. Estarão presentes Alicia Langreo, autora de um estudo de referência sobre o fenómeno das empresas de serviços em Espanha, representantes de algumas associações como a AMACO-ANESA e AESAGRI, e um representante do MAPA.
A segunda mesa redonda, intitulada 'A digitalização como alternativa para impulsionar a oferta e melhorar a gestão das empresas de serviços na agricultura espanhola', visa explorar as novas ferramentas digitais que já estão à disposição dos profissionais do campo e que têm nas empresas de serviços agrícolas um canal muito apropriado para acelerar a sua aplicação eficaz nas explorações agrícolas. Técnicos das empresas John Deere (Agritrasa) e xFarm participarão no evento, bem como a opinião dos responsáveis de várias empresas de serviços especializadas em digitalização, como a Agrimarca, uma empresa que colabora no evento.
A terceira das mesas redondas intitula-se 'A importância das empresas de serviços na modernização e eficiência da frota de maquinaria agrícola em Espanha", e contará com a presença de representantes do Governo Regional Andaluz, da Associação Nacional de Maquinaria Agrícola, Florestal e de Espaços Verdes (Ansemat), das empresas de maquinaria Hifi Filter, Seppi e AG Group, e Total Energies, juntamente com algumas empresas que prestam serviços de maquinaria no campo.
O evento tem também o apoio do Banco Santander como Patrocinador Global e da K+S como entidade colaboradora.
Três conferências online irão decorrer em março, junho e outubro, com o objetivo de alargar o programa de trabalho e encorajar uma maior participação de representantes de um grupo como este, com agendas de trabalho muito intensas e dificuldades em participar em eventos presenciais nos meses mais ativos das campanhas. As datas serão finalizadas nas próximas semanas e serão publicadas no website www.agriservicios.com.
Haverá três eventos temáticos, cujo objetivo é analisar em maior detalhe alguns dos aspetos em que as empresas de serviços agrícolas têm maior impacto e importância, aprofundando os aspetos que foram delineados nas mesas redondas do dia 18 de janeiro em Sevilha.
A conferência digital de março intitulada 'As empresas de serviços são uma garantia para colocar ao serviço do agricultor a maquinaria mais avançada' visa analisar até que ponto estas empresas de serviços são a única ou a melhor oportunidade para muitos agricultores terem acesso à tecnologia de ponta e renovada, à qual nunca teriam podido ter acesso por si próprios.
O segundo dia digital, em junho, analisará em pormenor a ideia de que 'A digitalização do espaço rural é um objetivo que depende em grande medida das empresas de serviços', uma vez que podem complementar os investimentos que muitos agricultores não serão capazes de fazer e fornecer a qualificação técnica que lhes falta.
E a terceira conferência online terá lugar em outubro sob o título 'A expansão e modernização de culturas de alto valor requer empresas de serviços', com o objetivo de analisar em profundidade o importante desenvolvimento que este tipo de empresas desempenha na expansão e desenvolvimento tecnológico de culturas como a vinha, amendoeiras, pistácios, abacateiros, olivais, etc.
Todo o programa de trabalho culminará em Talavera de la Reina, a 29 e 30 de novembro, com a realização do 1°Congresso AgriServiços, que pretende ser um evento bienal com a participação de mais de 2.000 empresas de serviços de todos os sectores e de todas as regiões espanholas, juntamente com vários convidados de empresas de serviços de toda a União Europeia. O programa combinará várias iniciativas em torno de um congresso, abrindo oportunidades para a exposição de equipamentos e serviços inovadores, para o desenvolvimento de estratégias de networking e para a promoção de reuniões de formação temáticas e especializadas, destinadas a pequenos grupos e com uma orientação muito prática.