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Petronas Lubricants Internacional aponta tendências de sustentabilidade para 2023

28/11/2022
2023 é mais uma contagem para o rumo até 2050, o limite imposto pelas Nações Unidas para que os países atinjam o objetivo da neutralidade carbónica (net-zero). Com o passar do tempo, aumenta a pressão para cumprir as medidas impostas para proteger o meio ambiente e garantir a sobrevivência do planeta – e, assim sendo, as empresas estão à procura de novas formas de ser sustentáveis e reduzir o seu impacto ambiental, garantindo um futuro melhor.
A agricultura é uma das áreas-chave da Petronas, que atua na área da produção e comercialização de lubrificantes
A agricultura é uma das áreas-chave da Petronas, que atua na área da produção e comercialização de lubrificantes.

A Petronas Lubricants International (PLI) uniu-se a este compromisso até 2050, não apenas para reduzir as suas próprias emissões, mas também através de práticas de liderança sustentáveis, da proteção dos direitos humanos e da promoção da diversidade e da inclusão.

Desde tecnologia para casas inteligentes a veículos elétricos mais acessíveis, as equipas de investigação e desenvolvimento em todo o mundo estão a esforçar-se para criar produtos e processos que ajudem os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis e benéficas para a sociedade.

Assim, a PLI quis ajudar as empresas a ser mais sustentáveis e analisou algumas das tendências que vão marcar 2023 e que podem catapultar-nos para um futuro mais verde:

1. As florestas combatem as alterações climáticas e criam impacto positivo

Em média, uma árvore absorve cerca de 25kg de CO₂ por ano e, em troca, produz 177kg de oxigénio. Como resultado, os governos em todo o mundo estão agora a fazer das iniciativas de plantação de árvores um pilar central dos seus objetivos net-zero, e a União Europeia pretende plantar mais de três mil milhões de árvores ao longo dos próximos oito anos. Plantar árvores permite abrandar o aumento das temperaturas globais e reduzir as emissões de carbono, mas também cria segurança alimentar, comércio, emprego e educação nas comunidades locais em todo o mundo – tendo, assim, um impacto social positivo. Através de iniciativas corporativas ou individuais, é fácil plantar uma árvore e fazer a diferença.

2. Os veículos híbridos e elétricos vão dominar as estradas

Em 2022 os veículos elétricos (VE) e híbridos registaram um ano recorde, com mais de 6.4 milhões de vendas globais. Esta nova popularidade deve-se em parte, à possível proibição da venda de novos automóveis a gasolina e diesel proposta pela UE. No entanto, os benefícios dos VE não se limitam à redução das emissões. Graças à maior eficiência do seu motor, o custo por quilómetro de um VE costuma ser inferior ao dos seus equivalentes alimentados por combustíveis fósseis. Os VE modernos também costumam ter uma manutenção mais económica, podem ser carregados em casa e até superar os carros a gasolina em termos de aceleração e rotações. Finalmente, graças aos incentivos à compra de VE concedidos pelos governos, não é surpreendemente que se preveja que as vendas venham a superar as dos veículos a gasolina até 2025.

3. Mudanças na tecnologia dos fluidos dos veículos

Embora os consumidores saibam que devem tornar-se mais sustentáveis e mudar os seus hábitos quotidianos nesse sentido, o foco continua a estar maioritariamente nas empresas, que têm de dar o exemplo e oferecer produtos e serviços mais ecológicos. A sustentabilidade tem de acontecer de dentro para fora, e é por isso que a PLI evolui constantemente a sua tecnologia para oferecer novas formas de reduzir o impacto ambiental dos clientes. Vejamos, por exemplo, a ascensão dos VE na Europa: embora emitam menos carbono, estes veículos exigem fluídos que ofereçam controlo superior sobre a fricção, o desgaste e a gestão térmica, e que maximizem o desempenho e a eficiência. As novas soluções de fluidos EV que respeitam o ambiente, como a gama de e-fluidos PETRONAS iona, ajudam os condutores a acelerar no seu caminho rumo a um futuro mais ecológico, assegurando que estão a fazer a sua parte pelo ambiente – desde o que entra no seu veículo até ao que sai.

4. Investigação e desenvolvimento mais ecológicos

O desenvolvimento interno ajuda as marcas a adotar processos mais sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento. Dessa forma, é necessário investir em I&D para continuar a inovar e encontrar melhores formas de fazer as coisas, desde cima até baixo na cadeia de valor. Desde 2018, a PLI tem direcionado 75% dos seus investimentos nesta área para produtos que reduzam as emissões dos clientes e melhorem a vida útil dos veículos, suportando o objetivo global de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

“No Centro de Investigação e Tecnologia da PLI em Turim, a nossa equipa investe fortemente na exploração de fluidos dielétricos para veículos elétricos. Os motores de VE funcionam de forma diferente dos tradicionais, por isso, dedicando uma equipa especializada e recursos adicionais às suas necessidades específicas, somos capazes de compreender como otimizar o seu desempenho” comenta James Mark, EMEA Marketing Director da Petronas Lubricants International. “Isto também permite à equipa colaborar com empresas automóveis, partilhando as nossas descobertas para as ajudar a criar veículos avançados e mais ecológicos”, vinca.

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