Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
"É necessário expandir o nosso negócio através da cadeia de valor alimentar", diz a multinacional japonesa

Kubota investe na Clarifruit, fornecedor de soluções de controlo de qualidade de frutas e legumes

Redação Interempresas/Tierras/Agriterra28/11/2022

A Kubota Corporation investiu na Clarifruit Ltd., empresa israelita, um fornecedor de soluções de controlo de qualidade para a indústria de produtos frescos.

A Kubota está a acelerar a sua estratégia de inovação, com o objetivo de criar novas oportunidades de negócio, produtos e serviços para a indústria agrícola. Nesta linha, anuncia o investimento na Clarifruit, um fornecedor de soluções de controlo de qualidade para a indústria de produtos frescos.

Desta forma, expande as suas operações comerciais centradas na comunidade para oferecer soluções integradas e colaborativas, avanços tecnológicos e valor único para o cliente em todos os segmentos do seu negócio.
A Clarifruit, fundada em 2018, em Israel, oferece uma solução SaaS de controlo de qualidade alimentada por IA para a cadeia de abastecimento de produtos frescos. Alavancando uma plataforma que incorpora visão informática e tecnologia de Big Data, a Clarifruit desenvolveu uma aplicação móvel e um painel de controlo Web que recolhe e analisa dados em tempo real e fornece análises e conhecimentos sobre o processo de controlo de qualidade de fruta e legumes a todos os intervenientes na cadeia de fornecimento para lhes permitir tomar decisões concretas.
Os produtos Clarifruit podem ser utilizados em 18 culturas...
Os produtos Clarifruit podem ser utilizados em 18 culturas: maçãs, uvas, tomates, mirtilos, bananas, citrinos, kiwis, cerejas, clementinas, batatas, frutas de caroço, melões, melancias e ananases.
Como a empresa explica em comunicado, o posicionamento estratégico da Kubota como ator principal no setor global da agricultura e fabrico de equipamento, juntamente com a Clarifruit, ajudará a acelerar o desenvolvimento de tecnologias inteligentes na produção de culturas e no controlo de qualidade, bem como a expandir as operações, tanto a montante como a jusante na cadeia de valor alimentar. Contribuirá também para a realização de uma agroplataforma e para o estabelecimento da Kubota como empresa responsável pela ligação de todos os parceiros da cadeia. Desta forma, a Kubota contribui para todo o sistema de produção alimentar.
Em 2019, a Kubota estabeleceu 'Centros de Inovação' no Japão e na Europa como uma divisão para a criação de novas empresas, produtos e serviços. Esta divisão cria um ecossistema que permite a inovação evoluir através de parcerias com empresas externas, tais como startups AgTech, produtores agrícolas, institutos de investigação e universidades.
“Com o nosso investimento na Clarifruit, a Kubota está a dar os próximos passos na expansão da sua visão global do ecossistema em culturas especializadas, desta vez na cadeia de valor do controlo de qualidade a jusante”, explica Peter van der Vlugt, diretor-geral do Centro de Inovação Europa.
“Com o processo de controlo de qualidade e software da Clarifruit, pretendemos melhorar o problema dos desajustes de qualidade de 20% ou mais, renegociações e rejeições de preços, contribuindo assim para a redução de desperdícios no setor dos produtos alimentares em todo o mundo”, acrescentou.

Porquê este investimento

Pode ser uma surpresa que a Kubota, como fabricante de máquinas, invista numa solução de controlo de qualidade. A empresa explica porquê. “A economia global está a sofrer uma grande transformação. Nos campos da alimentação, água e ambiente em que a Kubota opera, nos próximos 10 anos haverá grandes mudanças no ambiente empresarial, e acreditamos que já não conseguiremos sobreviver com base nas vendas e serviços relacionados com os produtos atuais. Para responder a isto, é necessário expandir o nosso negócio ao longo de toda a cadeia de valor alimentar. Com este investimento, pretendemos oferecer uma solução total para apoiar toda a cadeia de valor alimentar”.

Como a solução Clarifruit serve diferentes fases da cadeia de valor alimentar, os benefícios podem variar ligeiramente entre os utilizadores. No entanto, existem alguns benefícios comuns para os clientes:

  • Melhoria dos processos de Controlo de Qualidade (CQ) nas instalações dos clientes para reduzir tanto o tempo como o esforço manual através da digitalização do processo e, portanto, melhorar a fiabilidade e precisão da sua tomada de decisão CQ (redução estimada de 50-75% no tempo de teste).
  • Repositório de dados único e centralizado, para melhorar a comunicação e eficiência entre parceiros, e fazer uso de Big Data para acelerar a tomada de decisões.
  • Normalização e digitalização dos processos de controlo de qualidade, aumentando a precisão do processo.
  • Aumento do tamanho da amostra de inspeção em comparação com o controlo de qualidade manual, melhorando a precisão do processo de controlo de qualidade.
  • Aumento da produtividade devido à redução das perdas de fruta e poupança de tempo devido à discussão de ajustamento de preços resultante de um CQ subjetivo e manual.
Podem ser identificados múltiplos pontos de ligação com o futuro ecossistema Kubota
Podem ser identificados múltiplos pontos de ligação com o futuro ecossistema Kubota.
Com a tecnologia da Clarifruit, os agricultores dispõem de uma aplicação móvel que lhes permite digitalizar as culturas antes da colheita para determinar atributos externos e comunicá-los à cadeia de valor. Dependendo do protocolo de controlo de qualidade definido pelo utilizador final (supermercados), o inspetor de controlo de qualidade ou o agricultor pode introduzir informações sobre a qualidade da fruta (ou seja, algoritmos de IA detetam automaticamente, por exemplo, o tamanho e a cor da fruta) a partir de uma câmara de telemóveis ou de um sensor de terceiros.
Nesta fase, é demasiado cedo para dizer se a Kubota irá oferecer a solução Clarifruit sob a sua marca. “O desenvolvimento futuro da estratégia da Clarifruit e a possível colaboração com a Kubota faz parte do processo que acaba de ser iniciado com o investimento”.

Clarifruit e controlo de qualidade

O controlo de qualidade (CQ) pode ser a pedra angular da cadeia global de fornecimento de produtos frescos. Mas apesar da sua importância, os métodos de controlo de qualidade permanecem em grande parte manuais, subjetivos e ineficientes. A Clarifruit está a mudar este panorama com uma plataforma automatizada de CQ e análise de dados, que conduz a uma cadeia de fornecimento global mais precisa, consistente, eficiente e rentável.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial