Os websites do Grup Interempresas utilizam os seus próprios Cookies e de terceiros para fins técnicos e funcionais, para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode aceitar todos os cookies clicando no botão "ACEITO" ou configurá-los ou rejeitar a sua utilização clicando em "MAIS INFORMAÇÕES".
ACEITOMAIS INFORMAÇÕES
Nestas circunstâncias, explicou o porta-voz, Bruxelas tem a “obrigação legal“de tomar uma decisão antes de o período de autorização do herbicida expirar em meados de dezembro.
Espera-se que a Comissão adote o regulamento, ”prorrogando o período de aprovação do glifosato por um ano, até 15 de dezembro de 2023”, disse o porta-voz.
A proteção da saúde humana e do ambiente "é de grande importância para o trabalho da CE, especialmente no contexto da aprovação de substâncias ativas na UE, tais como o glifosato", acrescentou.
Bruxelas admitiu que “nota com preocupação que a reavaliação do glifosato pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) só estará disponível em julho de 2023”.
Também “compreende que é necessário mais tempo para assegurar que todos os comentários e informações fornecidos durante a consulta pública, e solicitados aos requerentes pela EFSA, sejam examinados (...) e considerados na conclusão final da EFSA”.
O glifosato é um produto químico largamente utilizado em produtos fitofarmacêuticos. Os produtos fitofarmacêuticos à base de glifosato são utilizados principalmente na agricultura e horticultura para controlar ervas daninhas que competem com as culturas.