Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

BKT aconselha: não utilize água nos seus pneus

23/11/2022
Esta prática, na verdade, é um risco de segurança, uma vez que os pneus de última geração já proporcionam um desempenho elevado e específico. Por conseguinte, o velho hábito de lastragem de veículos agrícolas enchendo os pneus com líquido está cada vez mais distante da realidade.
Os pneus de última geração, por exemplo...
Os pneus de última geração, por exemplo, incluem pneus VF (flexão muito alta) que permitem à maquinaria agrícola transportar cargas mais pesadas com uma menor pressão.

Nas últimas duas décadas, assistimos a uma enorme evolução em termos de inovação na agricultura, em especial desde que surgiu a digitalização. No entanto, como enraizado em muitas culturas, há ainda uma tendência para a transmissão de hábitos muito distantes da realidade.

Um destes é o hábito de encher os pneus agrícolas com água como uma solução eficaz para a lastragem do equipamento operacional.

Hoje, com o apoio da BKT, a empresa está a tentar dissipar esse hábito, que pertence definitivamente ao passado, sobretudo porque um determinado tipo de pneu pertence ao passado, tendo sido substituído por produtos sofisticados com tecnologia inovadora.

O que leva os agricultores a lastrar o seu equipamento?

A ideia é que o peso da água proporciona aos pneus uma maior tração, mais aderência e ajuda a evitar o deslizamento.
No entanto, a prática de encher os pneus de água pode comprometer seriamente a segurança do operador.

Isto porque cada trator é inspecionado e registado apenas com pneus cheios de ar. Estes são a base do cálculo das forças de inércia durante o funcionamento e da transmissão de vibrações, especialmente na estrada.

Se os pneus são lastrados com água, especialmente em tratores de alta potência que viajam a velocidades que podem ultrapassar 50/60 km/h, todos os parâmetros de segurança relativos à dinâmica de condução (tais como mudanças de faixa, curvas de subviragem e sobreviragem, etc.) e à transmissão de vibrações são completamente ignorados e isso pode causar problemas graves. Estes efeitos negativos na dinâmica de condução e nas vibrações podem causar problemas graves, tanto para o equipamento como para o operador.
Como resultado da investigação e sensibilidade em relação ao seu mercado de referência, a BKT, líder mundial no setor dos pneus off-highway, desaconselha esta prática, não só porque esta técnica afeta a segurança, mas também porque simplesmente já não há necessidade de o fazer.
A tecnologia VF foi concebida para oferecer maior tração e evitar o deslizamento dos pneus
A tecnologia VF foi concebida para oferecer maior tração e evitar o deslizamento dos pneus.

Graças à inovação, existe de facto uma nova geração de pneus capaz de satisfazer completamente as necessidades dos operadores agrícolas, sem o risco de comprometer a segurança. São concebidos produtos específicos para cada situação, terreno e finalidade por forma a oferecer a máxima tração em todas as condições de funcionamento.

Os pneus de última geração, por exemplo, incluem pneus VF (flexão muito alta) que permitem à maquinaria agrícola transportar cargas mais pesadas com uma menor pressão. A tecnologia VF foi também concebida para oferecer maior tração e evitar o deslizamento dos pneus.

Encher os pneus com água são uma prática proibida para estes produtos. Se enchidos com água, os pneus ficam muito mais rígidos e o desempenho é comprometido. A flutuação, uma caraterística específica dos pneus VF, deixará de ser possível, perdendo-se a principal vantagem de utilizar estes produtos.

A agricultura é uma prática com 10 000 anos, os pneus cheios de água são muito mais recentes. Mas está na altura de esta última ficar na história; o futuro da agricultura, também graças a empresas como a BKT, é muito mais simples do que imaginamos.

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