A STET é uma multinacional com sede nos Países Baixos e com filiais em França e no Reino Unido e é especialista na obtenção, multiplicação e comercialização de batata-semente das variedades obtidas por si e/ou pelos seus associados.
A STET tem um catálogo com dezenas de variedades de batata, adequadas aos diferentes segmentos de mercado para fresco e para processamento industrial: primor (as mais precoces), conservação (armazenagem prolongada), para retalho (batata para lavar), canal Horeca, 4ª gama, 5ª gama, fritura em rodelas (snacks), fritura em palitos, etc.
A Inter Portugal é a nova empresa estabelecida em Portugal, liderada por Sérgio Margaço, e pertencente ao Grupo Intersur. As atividades da nova empresa em Portugal consistem na promoção e venda da batata-semente das variedades STET, assim como na produção (própria e contratada) de batata nova para fornecimento aos clientes do Grupo Intersur localizados na Europa, África e Ásia. Portugal representa uma origem complementar a Espanha e França, onde o Grupo Intersur está presente desde há vários anos.
Com o novo contrato, a STET reforça a aposta na continuação do trabalho que foi iniciado conjuntamente com Sérgio Margaço, em 2015, e que permitiu a introdução e desenvolvimento de novas variedades de batata nos territórios indicados, com sucesso, de que são exemplos:
O catálogo das variedades de batata STET, está disponível aqui.
Inicia-se uma nova campanha e como é mencionado sempre que se fala em batata, “não há duas campanhas iguais”. Porém há duas certezas:
Vive-se num panorama de escassez. Escassez a todos os níveis, começando pela escassez de boas relações entre alguns dos países mais poderosos do planeta, o que provocou a escassez de: gás, energia, fertilizantes, combustíveis, transportes, metais, e parece que agora, também, escassez de alimentos, escassez de capital para os agricultores manterem as suas áreas de cultivo e escassez de dinheiro para os consumidores adquirirem os alimentos e os outros produtos com preços inflacionados.
Neste enquadramento, por um lado existe a procura de batata para fresco e indústria, necessária para alimentar a população e por outro lado, a gestão da produção e da comercialização. Ao aumento nos custos, também se somam as condições do clima, sobretudo, quente e seco na Primavera e no Verão, com escassez de chuva, com influência negativa na produtividade em quilos por hectare.
A Inter Portugal e a STET, informam que tem batata-semente disponível com qualidade da maioria das variedades – Agria, Amarin, Avanti, Bellini, Brianna (nova), Bricata, Camel, El Mundo, Gaudi, Leonata, Levinata, Triplo, etc. – multiplicadas nos Países Baixos e em França.
Também os produtores-multiplicadores nestes países sofreram e sofrem com os acréscimos de custos de produção da batata-semente, assim como a agrura de meses de verão secos, em que praticamente não choveu e que se refletiu em redução de produtividade em relação às campanhas anteriores, especialmente no calibre da batata-semente acima de 45 mm.
Ambas as empresas, estão disponíveis para prestar toda a informação necessária e desejam a todos os envolvidos no setor da batata, uma boa campanha no novo ano agrícola!
Contactos para mais informações:
Sérgio Margaço, Eng. Agrícola/UE
Diretor da INTER PORTUGAL
Tel. e WhatsApp: +351 913 894 820
Email: sergio@grupointersur.es