Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

STET Holland designa Inter Portugal como seu representante

24/10/2022
No dia 4 de outubro, durante a Fruit Attraction, em Madrid, foi assinado o contrato em que a STET, representada por Peter Ton, diretor geral, concedeu à Inter Portugal, a exclusividade como seu representante para Portugal e para Cabo Verde.
A STET tem um catálogo com dezenas de variedades de batata, adequadas aos diferentes segmentos de mercado para fresco e para processamento industrial...
A STET tem um catálogo com dezenas de variedades de batata, adequadas aos diferentes segmentos de mercado para fresco e para processamento industrial.

A STET é uma multinacional com sede nos Países Baixos e com filiais em França e no Reino Unido e é especialista na obtenção, multiplicação e comercialização de batata-semente das variedades obtidas por si e/ou pelos seus associados.

A STET tem um catálogo com dezenas de variedades de batata, adequadas aos diferentes segmentos de mercado para fresco e para processamento industrial: primor (as mais precoces), conservação (armazenagem prolongada), para retalho (batata para lavar), canal Horeca, 4ª gama, 5ª gama, fritura em rodelas (snacks), fritura em palitos, etc.

A Inter Portugal é a nova empresa estabelecida em Portugal, liderada por Sérgio Margaço, e pertencente ao Grupo Intersur. As atividades da nova empresa em Portugal consistem na promoção e venda da batata-semente das variedades STET, assim como na produção (própria e contratada) de batata nova para fornecimento aos clientes do Grupo Intersur localizados na Europa, África e Ásia. Portugal representa uma origem complementar a Espanha e França, onde o Grupo Intersur está presente desde há vários anos.

Peter Ton e Sergio Margaço, na Fruit Attraction, Madrid, outubro de 2022
Peter Ton e Sergio Margaço, na Fruit Attraction, Madrid, outubro de 2022.

Com o novo contrato, a STET reforça a aposta na continuação do trabalho que foi iniciado conjuntamente com Sérgio Margaço, em 2015, e que permitiu a introdução e desenvolvimento de novas variedades de batata nos territórios indicados, com sucesso, de que são exemplos:

  • Pele vermelha com aptidão para conservação: Camel (polpa amarela) e Cerata (polpa branca/creme);
  • Pele e polpa branca: Amarin (muito precoce) e Leonata (tipo Kennebec, versátil);
  • Pele e polpa amarela: Avanti (extra precoce), Bonnata, Bricata (versátil e especial para fritar), El Mundo (muito produtiva e muito tolerante à seca) e Gaudi (qualidade e excelente conservação);
  • Amarela para indústria de batata frita: Levinata com polpa amarela standard, tipo VR 808;
  • Amarela para fritura em palitos: Bricata (precoce).

O catálogo das variedades de batata STET, está disponível aqui.

Campanha 2022-23

Inicia-se uma nova campanha e como é mencionado sempre que se fala em batata, “não há duas campanhas iguais”. Porém há duas certezas:

  • somos eternamente dependentes de alimentos; e
  • a batata está no top 4 dos alimentos mais consumidos a nível mundial, tal a sua importância.

Vive-se num panorama de escassez. Escassez a todos os níveis, começando pela escassez de boas relações entre alguns dos países mais poderosos do planeta, o que provocou a escassez de: gás, energia, fertilizantes, combustíveis, transportes, metais, e parece que agora, também, escassez de alimentos, escassez de capital para os agricultores manterem as suas áreas de cultivo e escassez de dinheiro para os consumidores adquirirem os alimentos e os outros produtos com preços inflacionados.

Imagen
Os produtores de batata em Portugal, sofreram aumentos dos custos totais em mais de 50% na sua conta de cultura de 2020 para 2022 e a previsão atual, é de continuação do aumento dos custos. Além das competências de gestão que se exigiam anteriormente a um produtor, nomeadamente a nível técnico e económico, agora o produtor também tem de gerir um maior risco, associado ao maior custo atual de produzir um quilo de batata (ou de outro qualquer produto agrícola).

Neste enquadramento, por um lado existe a procura de batata para fresco e indústria, necessária para alimentar a população e por outro lado, a gestão da produção e da comercialização. Ao aumento nos custos, também se somam as condições do clima, sobretudo, quente e seco na Primavera e no Verão, com escassez de chuva, com influência negativa na produtividade em quilos por hectare.

Assim, a produção de batata terá de basear-se na tomada de decisões que permitam ao produtor maximizar a produtividade com o nível de qualidade que o mercado exige e no estabelecimento de relações de confiança com os operadores económicos que irão comercializar essa produção nas datas pré-estabelecidas entre as partes. É fundamental uma excelente comunicação.

A Inter Portugal e a STET, informam que tem batata-semente disponível com qualidade da maioria das variedades – Agria, Amarin, Avanti, Bellini, Brianna (nova), Bricata, Camel, El Mundo, Gaudi, Leonata, Levinata, Triplo, etc. – multiplicadas nos Países Baixos e em França.

Também os produtores-multiplicadores nestes países sofreram e sofrem com os acréscimos de custos de produção da batata-semente, assim como a agrura de meses de verão secos, em que praticamente não choveu e que se refletiu em redução de produtividade em relação às campanhas anteriores, especialmente no calibre da batata-semente acima de 45 mm.

Ambas as empresas, estão disponíveis para prestar toda a informação necessária e desejam a todos os envolvidos no setor da batata, uma boa campanha no novo ano agrícola!

Contactos para mais informações:

Sérgio Margaço, Eng. Agrícola/UE

Diretor da INTER PORTUGAL

Tel. e WhatsApp: +351 913 894 820

Email: sergio@grupointersur.es

www.grupointersur.es

REVISTAS

57º Agro - abril 2025Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    03/02/2025

  • Newsletter Agriterra

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial