1. Composição completamente natural
Em primeiro lugar, quando se fala dos benefícios do enxofre em pó para uso agrícola, e especialmente para a proteção das culturas, deve ser salientado que a sua composição é completamente natural.
Embora esta diferenciação possa parecer, à primeira vista, pouco relevante, o facto de o seu potencial de proteção se dever à sua própria composição, e não à incorporação de princípios ativos sintéticos, é o que o torna um produto fitossanitário aplicável a todos os tipos de explorações agrícolas, tanto as relacionadas com sistemas agrícolas convencionais como as com certificação de agricultura biológica ou biodinâmica.
2. Eficácia como produto fitofarmacêutico
Quando se faz referência à capacidade fungicida do enxofre, na sua forma em pó, estamos a referir-nos à sua capacidade de impedir o crescimento de fungos que são prejudiciais ao crescimento das plantas.
O enxofre, neste sentido, contribui para aumentar os mecanismos naturais de defesa das plantas contra a ação dos fungos, pois favorece a ativação dos metabolitos secundários que a própria planta possui e que, precisamente, têm enxofre na sua estrutura.
Do mesmo modo, o enxofre provou ser útil contra a ação dos ácaros e eriófitos, bem como de outros aracnídeos maiores, tais como o ácaro aranha vermelho.
3. Proteção abrangente para toda a planta
Do mesmo modo, graças à sua composição, a aplicação de pó de enxofre permite-lhe impregnar todas as partes da planta ou fruto, por oposição às aplicações diluídas em água, nas quais a substância só penetra verticalmente à sua aplicação, como consequência da gravidade.
Por conseguinte, a utilização de pó de enxofre assegura que a planta é adequadamente protegida tanto na parte superior como na parte inferior da cultura, evitando que o enxofre seja arrastado de forma desigual pela água à medida que desliza sobre a superfície das folhas.
4. Efeito de proteção mais persistente do que outras substâncias e compostos cuja forma de ação é por contacto
Devido à sua própria composição química natural e à sua aplicação como partículas sólidas, o enxofre em pó aumenta significativamente a persistência do seu efeito, reduzindo drasticamente o número de tratamentos necessários para obter os resultados fitossanitários desejados.
Desta forma, graças à sua eficácia e eficiência, o enxofre em pó permite realizar economias consideráveis nas despesas exigidas pelo agricultor para garantir a proteção das suas culturas.
5. Oferece uma maior simplificação em termos de controlo e supervisão da sua aplicação ótima
Outro aspeto positivo do enxofre em comparação com outras alternativas fitossanitárias é que, ao aplicar o pó de enxofre em pó diretamente na planta, é possível controlar, de uma forma muito mais precisa e visível, que o produto está a impregnar adequadamente toda a superfície da folha.
Noutros casos, mesmo que a planta seja considerada húmida como um todo, isto não garante que o composto esteja uniformemente disponível em toda a superfície da planta.
6. Não gera resistência
Para além dos vários benefícios acima mencionados, o pó de enxofre tem a vantagem de não produzir qualquer tipo de resistência na planta.
Este aspeto é extremamente importante para aumentar a sua usabilidade como composto fitossanitário a nível agrícola, uma vez que a sua aplicação eficaz pode ser mantida para a proteção de uma exploração agrícola numa base contínua, sem necessidade de a substituir ou de a combinar com outro composto numa base cíclica.
7. Transformação num nutriente natural e como emenda do solo
O pó de enxofre que chega ao solo durante a sua aplicação torna-se outro nutriente para a planta ao ser transformado em sulfato pela ação das tiobactérias presentes no solo, atuando assim de forma mais lenta, durável, frutífera e por um período de tempo mais longo.
8. Favorece um consumo mais eficiente dos recursos hídricos da exploração
O facto de o enxofre em pó ser aplicado diretamente na planta, sem necessidade de dissolução prévia em líquido, significa que é necessário um menor consumo de água, permitindo assim uma utilização mais eficiente dos recursos hídricos disponíveis na exploração.
9. Alta adaptabilidade em diferentes formatos
A partir da sua extração de depósitos no ambiente natural, o enxofre permite uma adaptabilidade muito elevada em diferentes formatos, concebida para aumentar a sua melhor aplicabilidade em todos os tipos de culturas e para uma maior diversidade de pragas e doenças agrícolas.
10. E tudo isto a um preço mais barato e mais acessível do que outras alternativas fitossanitárias
Finalmente, o aspeto anterior, relacionado com o facto de o enxofre para uso agrícola não exigir qualquer processo de transformação para além da sua preparação em diferentes formatos, justifica o facto de o seu preço de comercialização ser claramente inferior ao de outros compostos fitossanitários.