Agricultura de Precisão: o futuro já chegou
Editorial da edição 9 da revista Agriterra.
A agricultura portuguesa é atualmente um segmento da economia inovador e que agrega ciência e tecnologia num binómio cada vez mais imprescindível para muitas empresas, agricultores e culturas.
Conscientes da importância cada vez maior no panorama nacional, e de que como a agricultura inteligente é hoje uma aliada do setor, damos destaque ao tema num dossier em que ouvimos Ricardo Braga, um dos especialistas de renome em Portugal. Nesta reflexão, o professor do Instituto Superior de Agronomia, antecipa cenários futuros e analisa desafios e constrangimentos a ultrapassar.
“As tecnologias disponíveis, não devendo ser confundidas com a aplicação da Agricultura de Precisão, são uma peça importante a toda a implementação da Agricultura de Precisão no terreno. São elas que nos permitem a caraterização do solo, do terreno, da cultura e das condições ambientais de forma mais rigorosa e exaustiva (satélites, GPS, sensores, etc.)”, refere Ricardo Braga. A transição digital no setor, a importância da transferência do conhecimento e o projeto Projeto ‘ISOmap Forragem’ são outras abordagens com as quais pode contar nesta edição.
Traçamos ainda o pulso exportador da Fruticultura nacional, cujos valores atingiram os 939 milhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 16% face ao mesmo período do ano anterior. Os dados compilados pela Portugal Fresh revelam que, em volume, as vendas internacionais também cresceram 14% para quase 805 mil toneladas. Contudo, nem tudo é um ‘mar de rosas’, analisando o preço por quilo dos produtos exportados, os resultados mostram que o crescimento não é suficiente para compensar o aumento dos custos e a inflação. Como contornar os entraves? As respostas do setor mais à frente num dossier dedicado ao tema.
No final de mais um ano, que marca também o fim da pandemia, mesmo com uma guerra na Europa, a agricultura portuguesa segue, resiliente, rumo a 2023, um ano que promete muitos e bons reencontros em várias feiras nacionais, e onde, espera-se, haja uma injeção de ânimo junto de empresas e agricultores. Nós por cá, na Agriterra, continuaremos a impulsionar os seus produtos, soluções e negócios.