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CLAAS apresenta grandes melhorias nas suas ceifeiras-debulhadoras e enfardadeiras

David Pozo29/09/2022

A multinacional alemã CLAAS aproveitou os dois anos da pandemia para continuar a inovar e a desenvolver novos modelos e melhorias significativas no seu equipamento. É o caso das novas cabinas para as ceifeiras-debulhadoras Lexion e da enfardadeira embaladora Quadrant. Num evento realizado na segunda semana de agosto na região norte de Schleswig-Holstein (Alemanha), a CLAAS apresentou quase 20 inovações a cerca de 100 jornalistas de toda a Europa.

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Novas cabinas para a ceifeira-debulhadora Lexion

A fim de continuar a proporcionar conforto aos seus utilizadores, a empresa decidiu introduzir melhorias significativas na cabina da sua ceifeira-debulhadora Lexion, que contará agora com a nova geração de cabinas introduzida com a Trion em 2021. Um amplo espaço na zona da cabeça e dos pés, bem como o assento opcional em couro, que pode ser girado em 30 graus em ambos os lados, garantem uma posição ótima de assento em qualquer altura. O terminal Cebis de 12 polegadas com visor HD de alta resolução e alto contraste garante uma excelente legibilidade em quaisquer condições de iluminação e oferece três áreas de visualização principais individualmente ajustáveis.
Quando equipado com GPS Pilot para auto-guia, o novo terminal Cemis 1200 está localizado no lado direito da cabina. Para além da direção puramente automatizada, permite a gestão e documentação de encomendas em linha. Graças à lógica de funcionamento do CEBIS, o condutor é imediatamente guiado através das funções e definições.
A CLAAS também otimizou ainda mais o fluxo de material da unidade de debulha para os rotores Roto Plus, introduzindo um rolo de alimentação segmentado na série Lexion 7000 e 8000. Graças ao novo desenho, em combinação com as placas de alimentação montadas lateral e centralmente, o fluxo de material é ainda melhor distribuído e alimenta ambos os rotores mais eficazmente.
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A ceifeira-debulhadora Lexion renova totalmente a sua cabina.

A CLAAS irá também acrescentar o Lexion 8600 e a sua versão Terra Trac à sua gama de ceifeiras-debulhadoras híbridas europeias na próxima campanha. Já disponível antes da pandemia nos EUA, este novo modelo tem uma largura de cilindro de 1.700 mm e é alimentado por um motor MAN D26 de 6 cilindros em fase V com um deslocamento de 12,4 litros e uma potência de 549 CV. O volume do tanque de grãos é de 12.500 litros para o Lexion 8600 e 13.500 litros para o Terra Trac.

Graças à Dynamic Power, como nos outros modelos Lexion, a potência do motor é automaticamente adaptada às condições de funcionamento, poupando assim até 10% de combustível na gama de carga parcial. O centro de controlo mais amplo oferece uma vista superior das cabeceiras e arredores graças às janelas dianteiras e laterais maiores.

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Dois novos modelos Montana com compensação de inclinações

Além da anterior gama de produtos Lexion e dos seis modelos Trion Montana, os modelos Lexion 5500 e 7700 (híbrido) estarão disponíveis com compensação de declive Montana a partir de 2023.

Desde 258 CV no segmento de cinco andadores a 549 CV na série híbrida de gama média, a CLAAS oferecerá assim oito modelos Montana para utilização em declives mais acentuados. O ajuste do chassis hidráulico pode compensar inclinações laterais até 18 graus e inclinações longitudinais de até 6 graus.

A tração integral Power Trac, o bloqueio do diferencial selecionável eletricamente para o eixo dianteiro e a limpeza automática da inclinação aumentam a velocidade no solo e otimizam o desempenho de limpeza adaptando-se automaticamente às inclinações.

Variante enfardadeira redonda melhora as caraterísticas e o desempenho

Para a campanha de 2023, a CLAAS está a introduzir as novas enfardadeiras de fardos redondos Variant 500 com câmara variável. As melhorias concentram-se num maior conforto do operador e num bom acesso para manutenção, resultando em densidades de enfardamento otimizadas.

A nova série incorpora seis modelos Variant 560 e 565 e podem criar fardos de 0,90 a 1,60 m de diâmetro, enquanto os modelos 580 e 585 podem criar fardos de até 1,80 m de diâmetro. As Variant 560 RF e 580 RF funcionam com um rotor Roto Feed em espiral. Todos os quatro modelos Variant estão disponíveis em formato RC (560, 565, 580 e 585) com rotor de corte em espiral Roto Cut (RC) de quatro estrelas para pequenos fardos de forragem.

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Um ponto-chave para os engenheiros da fábrica Metz-Woippy, situada em França, foi o novo controlo da pressão de enfardamento Smart Density. Isto inclui um novo controlo hidráulico com bloqueio de linha independente para ambos os braços tensores de correia. Isto significa que tanto a posição como a pressão de enfardamento podem ser medidas independentemente para ambos os braços. O novo software de controlo não só otimiza o processo de enfardamento, de modo a que os fardos perfeitamente formados saiam da câmara mesmo em condições de trabalho difíceis, tais como a ensilagem de erva. O novo controlo também atinge uma maior densidade do fardo na área exterior do fardo, a cobertura do fardo, que protege melhor os fardos dos efeitos do clima.

Outro destaque é a posição ideal do rolo de amarrar, que é 25 cm mais baixo do que na geração anterior, permitindo assim mudanças de rolo fáceis e seguras. Graças ao novo travão de banda, independente do diâmetro do rolo, para uma tensão de banda absolutamente constante, uma bandeja de alimentação melhorada e a nova libertação da faca garantem a conclusão fiável e sem problemas do processo de amarração sob várias condições de funcionamento.
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Enfardadeira de fardos Quadrant 'evolui' com fluxo otimizado e picador frontal de fábrica

Apesar de ser uma das enfardadeiras quadradas mais vendidas na Europa, a Claas continua a fazer melhorias na sua série Quadrant. Em 2023, a Quadrant 5200 e 5300 terão uma unidade de recolha hidráulica e um Sistema de Alimentação de Energia (PFS). Enquanto a velocidade da pick-up de 5 filas, que é controlada de ambos os lados, é constante a 135 rev/min, a velocidade do rolo de alimentação PFS pode ser ajustada de 200 a 250 rev/min, dependendo das condições de trabalho. O maior torque transmissível do acionamento hidráulico de 1.000 Nm está também totalmente disponível para inverter a recolha e o PFS a velocidade reduzida. Outra novidade são as rodas de guia de recolha hidraulicamente dobráveis, totalmente automáticas.
Além disso, para amortecer os picos de carga, especialmente quando se enfardam faixas irregulares, para proteger a corrente de força do enfardador e do trator, e assim proteger o processo, a massa do volante na Quadrant 5200 e 5300 foi aumentada em 21% e 28%, respetivamente.
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Também a partir do próximo ano, os modelos 5200 e 5300 da enfardadeira Quadrant podem ser equipados de fábrica com uma nova trituradora frontal Müthing. Esta tecnologia oferece numerosas vantagens, especialmente para os empreiteiros: não há excesso de caules nos fardos, pois a palha é picada e não cortada; a qualidade de corte desejada pode ser ajustada com as barras de corte; e o picador frontal alarga a gama de utilizações da enfardadeira de fardos quadrados.
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Novo sistema de acionamento hidráulico para a pickup da enfardadeira Quadrant
O rotor, apoiado em ambos os lados por rolamentos esféricos sólidos de dupla fila, funciona com 88 facas oscilantes e é acionado por uma correia de transmissão no lado esquerdo da máquina. O comprimento de corte pode ser infinitamente ajustado através de duas contra-facas ajustáveis, cada uma com 45 facas. As facas do rotor e da barra de corte podem ser utilizadas de ambos os lados, o que reduz consideravelmente os cortes por desgaste e o consumo de recursos. Quando o picador frontal está ativo, o fluxo da cultura é alimentado diretamente para o rotor através da prensa do rolo de recolha. O fluxo da cultura pode ser centrado na direção do rotor picador através de placas-guia ajustáveis em dois tamanhos disponíveis. As placas de pêndulo na frente proporcionam uma proteção eficaz contra fragmentos de pedra.

Cemis 1200, a norma da Claas para aplicações de agricultura de precisão

O terminal Cemis 1200, inspirado no antigo CEBIS e desenvolvido através de uma parceria estratégica com a Trimble, está agora disponível para os tratores Trion, Lesión, Jaguar da CLAAS. Apresenta um ecrã de 12 polegadas de alta luminosidade e comutação manual da vista dia/noite. As áreas de trabalho e opções de autoguia, controlo da taxa de aplicação e documentação podem ser livremente configuradas.

O Cemis 1200 vem de série com gestão integrada de licenças CLAAS e GPS Copilot para orientação paralela assistida por satélite. O CLAAS GPS Pilot está disponível para auto-guia. Uma licença de 5 anos para Trimble RTX SATCOR 15 de correcção de sinal, que permite uma precisão de +/- 15 cm, está também incluída. Além disso, o terminal incorpora as funcionalidades ISOBUS UT/AUX-N e ISO Task Controller TC-BAS para controlar os acessórios Isobus, bem como a transferência de ficheiros online, que permite a transmissão de dados para fins de documentação como padrão.

Desenvolvimentos relevantes também na colheita de milho e no corte de restolho

A CLAAS lança no mercado o Disco 1010 Trend/Comfort, o cortador de relva mais largo montado sem lança telescópica, com quase 10 m. Os dois braços de suspensão do centro de gravidade permitem um transporte compacto e seguro na estrada, graças ao sistema de dobragem vetorial introduzido em 2021. Este modelo, juntamente com o Disco 8500 e o 9200, são concebidos como potentes cortadores de relva de alto desempenho sem condicionadores e combinam a mais alta qualidade de corte com a máxima eficiência. Graças à grande largura de trabalho de 9,70 a 9,90 m, que pode ser ajustada por meio de dois ajustes de barras, e à necessidade de baixa potência de apenas 150 CV, o corte pode ser feito de forma mais eficiente e com maior proteção do solo. Isto porque a grande largura de trabalho e a baixa exigência de potência significam menos passagens e a possibilidade de utilizar tratores mais leves de quatro cilindros.
A estrutura principal e a cabeça foram redesenhados, com a caixa de velocidades principal ligeiramente deslocada para trás e as engrenagens angulares viradas para as barras de corte inclinadas 2°. Isto assegura que os eixos de transmissão funcionam em linha reta, reduzindo o ruído e o desgaste.
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No milho, a CLAAS está a lançar o Corio Stubble Cracker, o seu triturador integrado de restolho. Permite um controlo mais eficiente das brocas do milho na colheita e uma decomposição mais rápida do restolho. Pela primeira vez, a multinacional integra um triturador de restolho compacto numa cabeça de milho, o que poupa uma operação adicional e reduz o consumo de combustível em comparação com o mulching convencional. O Stubble Cracker funciona com um disco rotativo por faixa, que está equipado com dois rolos robustos, especialmente desenvolvidos e revestidos. Estes esmagam e dividem quaisquer detritos abaixo do primeiro patamar de forma muito eficiente. Graças ao revestimento, é possível conseguir longos tempos de funcionamento com tempos de preparação e custos de manutenção reduzidos.

Os dois rotores são ligados ao quadro através de uma ligação de três pontos, permitindo assim um excelente seguimento tridimensional do solo.
A poupança de custos com este novo equipamento é muito significativa. O consumo de combustível aumenta apenas ligeiramente em cerca de 2 L/ha. Estudos na Universidade de Ciências Aplicadas de Weihenstephan-Triesdorf demonstraram uma poupança de combustível de 30% e uma redução de 50% na mão-de-obra em comparação com um processo adicional com uma operação de mulching independente. Além disso, a utilização do Corio Stubble Cracker reduz o risco de infeção do Fusarium, uma vez que o restolho apodrece mais rápida e eficientemente após a próxima campanha.
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Nova geração dos telescópicos Scorpion

Os carregadores telescópicos Scorpion ganham em rendimento e conforto. A segunda geração destes carregadores está equipada com eficientes e potentes motores de quatro cilindros da Deutz. Para 2023, o motor Stage V de 3,6 litros dos modelos Scorpion 732, 736, 741 e 746 foi otimizado em colaboração com a Liebherr para aumentar a eficiência e o desempenho. Como resultado, todos estes modelos têm cada um mais 50 Nm de torque e um aumento de potência de 6 CV.
Também apresentam um sistema hidráulico sensível no braço telescópico e na zona da cabeça, o que é alcançado, por exemplo, com o amortecimento padrão da posição final. Para tornar os ciclos de carregamento ainda mais rápidos e cómodos, os modelos Scorpion 960 a 746 estão equipados com retração automática do braço telescópico ao baixar.
Os Scorpion foram também mais desenvolvidos na área do local de trabalho do condutor. Um novo sistema de ar condicionado com um maior volume de ar aumenta o conforto de condução, especialmente em dias de trabalho quentes. Uma nova coluna de direção, ajustável em ângulo e altura, com reposição automática dos indicadores, otimiza a ergonomia e garante uma maior segurança na condução em estrada.
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Por outro lado, os carregadores Torion também têm novas caraterísticas. A série de tamanho médio terá também uma maior capacidade de elevação e retenção, bem como uma maior altura de carga, tal como o Torion 1913 e 2014. Para além da sua excelente capacidade, a nova cinemática Z-apresenta braços de elevação reforçados e alongados com cilindros hidráulicos maiores e bombas hidráulicas mais potentes. Isto aumenta a potência e a altura de elevação, com 100% de compensação paralela guiada com o premir de um botão. Graças à nova cinemática Z, há significativamente mais potência de elevação, especialmente na gama de elevação inferior.
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