Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Re-Livestock: inovações para Sistemas Pecuários Resilientes

29/09/2022
O objetivo geral do Re-Livestock é avaliar e mobilizar a adoção de práticas inovadoras aplicadas em escala transversal (animal, rebanho, exploração agrícola, sector e região) para reduzir as emissões de GEE e aumentar a capacidade dos sistemas pecuários para lidar com os potenciais impactos das alterações climáticas.
foto

O projeto Re-Livestock reunirá conhecimentos científicos e co-inovação em diferentes disciplinas, incluindo alimentação animal, reprodução, bem-estar, gestão agrícola, avaliação ambiental e socioeconómica e análise política. O objetivo é desenvolver abordagens integradas inovadoras para diferentes sistemas de laticínios, bovinos e suínos em diferentes regiões geográficas, no contexto das alterações climáticas.

Uma forte colaboração com as partes interessadas da indústria para identificar as inovações, e para co-desenhar o processo de validação, assegurará a relevância e maximizará a adoção das melhores práticas. Grupos nacionais de agricultores (estudos de caso) e 'fóruns de partes interessadas', juntamente com uma 'plataforma europeia multiactores', permitirão um co-design interligada com vias de transição, enquanto que 'aprender com redes de inovação' permitirá testar e partilhar soluções inovadoras. As 'comunidades de práticas' alargarão a abordagem multiactores a uma vasta gama de partes interessadas.

O projeto desenvolverá 13 estudos de casos nacionais, abrangendo sistemas de suínos, bovinos de leite e de carne, distribuídos por diferentes regiões da Europa. Será utilizada uma dupla escala 'Agroecologia-intensificação sustentável' & 'Mitigação-Adaptação'. Os estudos de caso serão conduzidos por parceiros industriais/intervenientes, em colaboração com um facilitador do projeto, que organizará workshops e conduzirá discussões para identificar problemas e soluções em torno da adoção e implementação de inovações. As aprendizagens dos diferentes casos de estudo serão agrupados e partilhados para compreender se as inovações podem funcionar em diferentes contextos geográficos e socioeconómicos.

O projeto Re-Livestock é financiado pelo programa Horizon Europe. Tem um orçamento total de 13,5 milhões de euros e terá uma duração de 5 anos, com início em setembro de 2022. O projeto é liderado pela CSIC - Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, de Espanha, e tem um total de 37 parceiros de 14 países europeus diferentes e da Austrália, reunindo uma grande rede de atores de diferentes cadeias de valor do setor pecuário.

O consórcio integra associações de agricultores (AEANI, PFLA, PROVACUNO), empresas de alimentação animal (DSM, AGRIFRIM), uma empresa de sementes (Barenbrug), empresas de reprodução animal (CRV, PIC, ANAS), uma empresa de pecuária de precisão (PCH), consultoras (ICOEL, CONSULAI, Barenbrug), universidades (UNIBO, UPV, UREAD, WU, SLU, AU, UCD, UNIPI, QUB, AERES, UEX, BOKU, UQ) e institutos de investigação aplicada (CSIC, WR, SRUC, FIBL, PIK, MVARC, ORC, Agroscope, IRIAF) e uma organização intergovernamental (CIHEAM-Zaragoza).

Em Portugal, o projeto tem dois parceiros: CONSULAI e MVARC - Centro de Investigação em Agroecologia de Moinhos de Vento. A CONSULAI é co-responsável pela coordenação do pacote de trabalho sobre Comunicação, Disseminação e Exploração, que visa promover a interação entre todos os intervenientes do projeto, para assegurar a partilha e transferência de conhecimento e subsequente exploração dos resultados do projeto a nível europeu.

A MVARC está a liderar uma tarefa que irá coordenar a recolha de dados para caracterização e avaliação rápida de estudos de casos inovadores, bem como a realização de investigação aplicada à produção de pastagens em sistemas agroflorestais de pinheiros na região do Baixo Alentejo.

Para mais informações, contactar a equipa coordenadora: CSIC - David R. Yañez-Ruiz david.yanez@eez.csic.es ou os contactos nacionais: CONSULAI - Carolina Ramos | cramos@consulai.com; MVARC - Jo Smith | josmith@mvarc.eu
Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial