Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Quando é tempo de mudar de trator - opções para renovar a sua frota

Landini29/08/2022

Dicas da Landini, marca histórica italiana, atualmente parte do grupo Argo Tractors.

Imagen

Como calcular a vida útil de um trator, entre a manutenção e as horas de trabalho

Os tratores têm uma vida útil bastante longa, cuja duração depende de muitos fatores, principalmente do nível de manutenção e do número de horas que o motor esteve no terreno. É essencial cuidar bem do veículo, tanto para uma melhor qualidade e segurança do trabalho realizado como para que não tenha de mudar de peças ou comprar um novo modelo muito mais cedo do que o esperado. É por isso que a Landini criou a Manutenção Programada, concebida para o bem-estar da máquina, do agricultor e do negócio, com uma equipa Landini dedicada e um serviço garantido, para um trator que trabalha sempre com elevado desempenho.

A isto acresce um fator que varia muito dependendo da história da empresa que utiliza o trator: o número de horas que efetivamente trabalhou no campo. A título indicativo, um trator moderno tem uma vida útil média de 15.000 horas, que é suposto ser cumprida em 10 a 15 anos. Isto mudou muito nos últimos 20 anos, de modo que hoje é possível ver máquinas muito diferentes dentro da mesma frota - entre os tratores modernos existem máquinas com 30 a 40 anos de idade mas que ainda funcionam bem.
Isto porque durante muito tempo o setor agrícola caraterizou-se por uma elevada taxa de salinização e só nos últimos anos é que alcançou outros setores, ao inovar tecnologias de máquinas e ao reduzir para metade o peso das máquinas; o público alvo também mudou, vendo cada vez menos pequenas empresas versus empresas agrícolas mais estruturadas com maiores necessidades de frotas de última geração.

Quando é que um trator envelhece? A idade também depende do seu estilo de vida

Os números acima referidos sobre horas de trabalho, anos de vida útil e manutenção do trator são de facto números médios gerais, que podem ser válidos em princípio, mas não devem ser considerados como os únicos fatores de compreensão quando é a melhor altura para mudar um trator. A estes, de facto, deve ser acrescentado outro aspeto fundamental: o tipo de trabalho realizado pelo trator. Os tratores de campo aberto ou especializados têm rotinas muito diferentes, tal como os tratores de feno/transporte de material ou os tratores de pomar de fruta; o desgaste dos materiais - dos pneus ao motor, embraiagem e cabina - e certamente também a hostilidade do clima e as condições do solo mudam.
Além disso - um aspeto que é demasiadas vezes ignorado - a vida útil do trator aumenta quanto mais é utilizado: tirar o máximo partido do motor não só é bom para o negócio, mas também para o próprio veículo, enquanto que deixá-lo imaculado e quase inutilizado é muito mais prejudicial para a máquina do que se possa pensar.

Veja aqui a assistência técnica da Landini.

Mudança de trator: como escolher?

Como vimos, a escolha de mudar de trator não é fácil, nem é uma decisão que possa ser tomada sem primeiro ponderar todos os diferentes fatores. No entanto, uma vez que tenha chegado à conclusão de que é de facto tempo de mudar de veículo, é essencial decidir qual o caminho a seguir: alugar, em segunda mão ou comprar um novo?
Vejamos as características e vantagens:
  • ALUGUER: uma novidade no setor agrícola, o aluguer de tratores é uma das opções a considerar na mudança de trctores. As grandes vantagens deste sistema são a disponibilidade de uma máquina perfeitamente atualizada, mesmo durante certos períodos de tempo, sem um custo inicial excessivo, e também a disponibilidade de fórmulas que são normalmente 'tudo incluído'. No entanto, precisamente devido à novidade desta prática no mundo da agricultura, a oferta ainda é muito limitada e as taxas ainda são demasiado elevadas.
  • SEGUNDA MÃO: é uma das opções de compra mais rápidas no mundo dos tratores (e outros setores), mas atualmente é muito difícil encontrar um trator em segunda mão em excelentes condições com todas as caraterísticas de que necessita. Precisamente porque, como já dissemos, é uma boa ideia tirar partido destas máquinas enquanto se tem a oportunidade. Além disso, a questão do preço é bastante articulada, já que a atribuição de valor não pode ser - neste setor - unívoca e partilhada. O que é certo é que as peculiaridades necessárias a ter em conta são: escolher modelos atuais - especialmente devido ao nível cada vez mais avançado de inovação tecnológica e digital que carateriza este setor hoje em dia -, que têm peças originais, que estão em ordem e que o preço é acessível. É por isso que esta solução é frequentemente escolhida por empresas que estão apenas a começar ou que têm grandes frotas (à espera de novos tratores ou para utilização em atividades secundárias), enquanto que é adotada em menor medida por subcontratantes.
  • COMPRA: comprar um novo trator é a opção preferida hoje em dia, pois dá total certeza de que está a investir numa ferramenta que se adapta às suas próprias necessidades, tanto em termos de tecnologia - que será sempre a mais avançada no momento da compra -, produtividade - graças ao aumento da potência e/ou eficiência -, segurança e conforto - essenciais para o bem-estar do condutor -, e por último, mas não menos importante, a sustentabilidade ambiental - hoje em dia uma caraterística essencial. Sem esquecer que a assistência e o serviço garantidos são duas vantagens que podem fazer a diferença na gestão e manutenção do novo trator logo desde o início.

Encontre o concessionário aqui.

A compra de um novo trator é também favorecida por incentivos agrícolas

Outra vantagem fundamental para a compra de um novo trator no ano em curso são os incentivos europeus ainda em vigor. O aproveitamento destes incentivos é também e sobretudo importante para obter o valor acrescentado gerado pelas novas tecnologias disponíveis, em termos de racionalização, produção e sustentabilidade da atividade agrícola.
Assim, um investimento inicial traz benefícios económicos ao seu negócio, melhora o tratamento do solo e protege o planeta. Não espere: comprar um trator novo na altura certa é a melhor escolha que pode fazer para o seu negócio e para o ambiente.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial