Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Como a AgroInsider pode ajudar a aumentar a produtividade e sustentabilidade agrícola e a conservação da biodiversidade?

AgroInsider07/08/2022
Na AgroInsider, o mês de junho foi caraterizado pela realização de várias saídas de campo com o objetivo de recolher amostras de solo para a análise físico-química e do bioma e de medir o diâmetro da altura do peito de árvores para a quantificação do carbono armazenado em áreas de montado e de dehesas.
Imagen
A aplicação da empresa – SmartAG – permite caraterizar a paisagem de uma parcela, herdade, região usando índices espectrais de vegetação, e desta forma identificar áreas de maior ou menor stock e sequestro de carbono e de biodiversidade – carbon farming – permitindo assim, e de uma forma expedita e quase automática, selecionar os locais de amostragem. A SmartAG permite estudar, no tempo e no espaço, a realidade do terreno de cada herdade com base em imagens coloridas, derivadas dos satélites do Programa Copernicus da Agência Espacial Europeia (ESA).
App SmartAG – Evidências Solo
App SmartAG – Evidências Solo.
Apesar deste ser o primeiro contacto com o que nos espera em campo, a realidade do terreno revela-se um verdadeiro desafio. A complexidade de cores das imagens que caraterizam uma herdade pode corresponder a diversos tipos de uso e cobertura de solo, estrutura, saúde e recobro da vegetação, topografia do terreno, entre outros. Este contacto com a realidade faz-nos tomar consciência da diversidade biológica de uma herdade e da complexidade envolvida no cálculo da neutralidade carbónica da mesma. Neste sentido verificamos a importância da preservação da biodiversidade e o enquadramento desta na Agenda 2030 da ONU, constituída por 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Biodiversidade é o conjunto formado por todas as espécies de seres vivos existentes nos mais diferentes ambientes, regiões, comunidades, ecossistemas, diversidade genética e funções ecológicas. O tema da Biodiversidade diz respeito a todos e em especial aos atores da agricultura sustentável, desertificação, degradação da terra e seca, entre muitos outros, uma vez que a Biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio das espécies em todo o mundo. Assim, o carbon and smart farming surgem como um conjunto de ferramentas e tecnologias que possibilitam o produtor (por ex., agrícola, florestal) não só conhecer toda a área para cultivo e as culturas de maneira completa e em todos os seus aspetos (produtividade, solo, infestação de ervas daninhas, doenças e pragas) por forma a ajudar a aumentar o rendimento.

Por outro lado, através de medições em campo e análise do solo será possível estimar a neutralidade carbónica de uma herdade através do cálculo das emissões, sequestro e stock de carbono. Para além disso, a baixo custo, com a participação cidadã e com recurso à SmartAG, é possível identificar e quantificar a biodiversidade presente numa herdade com um simples registo fotográfico e de som da diversidade biológica. A quantificação da biodiversidade num determinado local revela-se bastante pertinente, pois terá um peso bastante positivo na valorização do stock e sequestro de carbono que caracteriza um determinado local, no mercado voluntário do carbono.

App SmartAG – Evidências Carbono
App SmartAG – Evidências Carbono.
A AgroInsider apresenta assim um papel importante na promoção do aumento da produtividade e sustentabilidade agrícola, bem como da conservação da Biodiversidade usando tecnologias essenciais para alcançar os objetivos da política agrícola comum (PAC) para mitigar o uso do solo implementando metodologias para aumentar o sequestro de carbono no solo e na floresta através de atividades agrícolas e agroflorestais. Desta forma, a AgroInsider contribui de forma ativa para os objetivos da PAC de combate às alterações climáticas, proteção dos recursos naturais e promoção da biodiversidade que figuram no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e na estratégia do Prado ao Prato (Farm to fork).

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial