Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

“O Estado pode acabar com o setor florestal”, alerta a ANEFA

20/07/2022
Imagen

A ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente reuniu na passada segunda feira com dezenas de empresários florestais, preocupados com os sucessivos despachos e comunicados de alerta, emitidos pelo Governo de Portugal, que os obriga a parar a sua atividade sempre que se verificam temperaturas excessivamente elevadas.

Embora se compreenda que o risco de incêndio seja elevado, é opinião da ANEFA e dos seus associados de que existem trabalhos que se podem realizar nessas condições e, como tal, uma proibição deste tipo conduz à privação de um direito fundamental de todos que é o direito ao trabalho.
As empresas não conseguem estar paradas, já que o seu local de trabalho são os espaços florestais/rurais, e chegar ao final do mês e ter de liquidar os seus compromissos para com trabalhadores, fornecedores e o Estado.
Existem trabalhos, que até, dada a sua natureza, contribuem para uma diminuição da biomassa existente no local, reduzindo dessa forma o risco de incêndio (como por ex. as operações de rechega e transporte) e permitem uma monitorização das áreas em questão, evitando assim qualquer tentativa criminosa de propagação de incêndios.

Reconhecemos que existem trabalhos que não devem ser efetivamente realizados em determinadas alturas e sabemos que não é fácil monitorizar esta situação, tendo em atenção que a ocorrência destes fenómenos de natureza climática será cada vez mais frequente.

Mas este aumento da frequência traz consigo também, tendo em conta o procedimento atual, um aumento da dificuldade das empresas em conseguirem suportar financeiramente essa situação.

Por outro lado, a própria indústria começa a não ter matéria prima para laborar, já que as empresas estão impedidas de entrar na floresta para retirar os produtos florestais. Consideram as empresas que esta atitude é um contra-senso já que se afasta das áreas florestais as pessoas que, habituadas ao seu território, que conhecem melhor do que ninguém, contribuem de alguma forma para a remoção do combustível presente nos locais e que quase sempre constituem parte da primeira intervenção. Gente formada e equipada que protege e defende a floresta sempre.
A continuação da publicação do estado de alerta, nestas condições, conduzirá certamente ao encerramento de centenas de empresas que não têm como continuar a suportar esta situação.
A indiferença perante a realidade das empresas florestais neste processo é demasiado grave, sobretudo para um setor que representa 4% do PIB nacional. Este, e não os incêndios, é o estado que pode acabar com o setor florestal.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial