Informação profissional para a agricultura portuguesa

Romeo®: solução de biocontrol à base de uma levedura que estimula as defesas naturais das plantas contra diversas doenças

Francesco Farabullini1

1Agrauxine Regional Technical Manager – Mediterranean Area – f.farabullini@agrauxine.lesaffre.com

13/07/2022

Desenvolvido pela Agrauxine by Lesaffre, Romeo® é uma solução de biocontrol preventivo à base de Cerevisane®, uma fração inerte derivada de uma levedura de panificação. Podendo ser utilizado na vinha, na horticultura e pequenos frutos, o Romeo ativa o metabolismo das defesas da planta, preparando-a para reagir aos ataques de míldio, oídio e podridão cinzenta. Romeo é um produto de baixo risco, isento de resíduos, que pode ser usado sozinho ou em mistura com outros produtos fitofarmacêuticos, compatível com os requisitos e princípios da agricultura biológica.

A substância ativa

Graças ao profundo conhecimento da Lesaffre na indústria de leveduras, a Agrauxine selecionou uma estirpe específica de Saccharomyces cerevisiae, chamada LAS117, que concentra todas as moléculas ativas, capazes de mimetizar a presença de um fungo patogénico na planta.

Um processo seletivo de extração permite separar a parede celular de seu citoplasma. Após uma etapa de secagem controlada, obtém-se uma substância ativa não viva: Cerevisane, substância ativa do Romeo, um produto em Pó Molhavel, fácil de ser manuseado e solúvel em água.

Imagem de Cerevisane obtida com Microscópio Eletrónico...
Imagem de Cerevisane obtida com Microscópio Eletrónico. A sua composição é baseada em quitina, mananos, glucanos e polímeros relativos (açúcares e proteínas), em comum com fungos patogénicos.

Como funciona?

Aplicado preventivamente, o Romeo simula o ataque de um fungo patogénico e produz reações de defesa física e bioquímica no interior da planta que é capaz de aumentar a sua resistência a futuros ataques patogénicos em folhas e frutos.

Muitas moléculas de defesa são produzidas no interior das células vegetais, as suas paredes tornam-se mais fortes, criando uma barreira física protetora e o tecido vegetal agora é inóspito para patógenos.

Além dessa reação, a planta fica alerta para produzir outras duas vias de proteção muito importantes, que terão início quando ocorrer um ataque patogénico real: a produção local de peróxido de hidrogénio - para eliminar ativamente o patógeno, e a acumulação de calose ao nível dos estômas - para fechar as entradas usadas pelos fungos para colonizar o tecido da planta.

Desta forma, ativando as defesas bioquímicas e físicas naturais da planta, Romeo prepara-a para reagir a futuros ataques de míldio (Plasmopara viticola), oídio (Erysiphe necator) e podridão cinzenta (Botrytis cinerea), responsáveis pelas principais doenças à colheita.

Recomendações de utilização

Romeo é aplicado via pulverização foliar, de forma preventiva, antes de ocorrerem as infeções patogénicas. Os mecanismos de defesa da planta são ativados desde as primeiras horas da aplicação, sendo que a resposta máxima se verifica 24 horas após a aplicação do Romeo.

Este modo de ação específico exige aplicações preventivas para obter os melhores resultados. Romeo é utilizado simples ou em mistura com fungicidas, de acordo com o desenvolvimento da doença, a 250 g/ha em vinha. O intervalo de aplicação, entre 7 e 10 dias, integra perfeitamente as estratégias de proteção em agricultura biológica e e proteção integada. Somente em vinha é importante aplicar o produto em blocos no máximo de 4 aplicações, para evitar superestimular a planta. É possível aplicar mais de um bloco durante o ciclo vegetativo, tendo o cuidado de manter um intervalo de pelo menos 14 dias entre blocos.

Para as restantes culturas o produto pode ser aplicado repetidamente sem necessidade de recorrer à estratégia dos blocos, conforme rótulo.

Estratégia completa do Romeo como produto de apoio a outros fungicidas para a defesa da vinha contra o míldio e oídio...
Estratégia completa do Romeo como produto de apoio a outros fungicidas para a defesa da vinha contra o míldio e oídio. A partir do início do ciclo, aplicando de forma preventiva permite aumentar o desempenho do programa de defesa.

Benefícios

Baseado numa substância ativa inerte derivada de um microrganismo, Romeo é fácil de ser armazenado e misturado com outros produtos fitofarmacêuticos, orgânicos e sintéticos. Graças ao seu modo de ação inovador, Romeo pode ser misturado com outros produtos, como cobre e enxofre, ou outros fungicidas, permitindo aumentar a eficácia do programa de defesa, reduzir a dose do fungicida ou permitir uma proteção na fase final da cultura sem qualquer entrada de resíduos.

Quando usado com um fungicida completa a sua capacidade de proteção, construindo um segundo nível de defesa a partir do interior da planta, limitando fortemente o desenvolvimento de fungos. Foi reconhecida como uma substância de baixo risco.

Para controle do oíldio. À esquerda, Enxofre sozinho; à direita, Enxofre 80% a 4 kg/ha e Romeo, numa estratégia de blocos...
Para controle do oíldio. À esquerda, Enxofre sozinho; à direita, Enxofre 80% a 4 kg/ha e Romeo, numa estratégia de blocos.
Para controle do míldio...
Para controle do míldio. À esquerda, fungicida Cimoxanil + Hidróxido de Cobre, sozinho; à direita, Cimoxanil + Hidróxido de Cobre e Romeo, numa estratégia de blocos.
Quando o fungicida não consegue controlar o ataque, as defesas da planta ativadas pelo ROMEO interrompem o desenvolvimento da infeção.

Empresas ou entidades relacionadas

IQV Agro Portugal, S.A.

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial