A biotecnologia está direta ou indiretamente em tudo o que existe à nossa volta, em praticamente todas as cadeias produtivas, em todos os processos industriais, nos produtos que diariamente consumimos.
As possibilidades de uso direto e/ou indireto de biotecnologia nos setores industriais e no mercado são vastas ou mesmo infindáveis. Definida como “o uso de organismos vivos, ou parte deles, para a produção de bens e serviços”, a biotecnologia está dividida em quatro grandes áreas: verde (plantas e animais), azul (organismos de origem aquática), vermelha (saúde/medicina) e branca (processos industriais).
Para dar a conhecer as diferentes áreas da biotecnologia e as suas aplicações, o CiB - Centro de Informação de Biotecnologia realiza na manhã do dia 20 de maio o evento 'As cores da Biotecnologia' – um conjunto de quatro palestras que terão início às 9h30 no Auditório do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Polo I).
Apresentado pelo Professor Doutor Jorge Canhoto, diretor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e Presidente do CiB, o evento terá como palestrantes Sandra Correia, diretora do Departamento de Proteção de Novas Culturas do InnovPlantProtect, que falará do tema 'Da cultura de tecidos à edição de genomas - oportunidades e desafios na procura de sistemas produtivos sustentáveis' (biotecnologia verde).
Rui Pereira, do A4F Algae For Future, irá falar sobre 'A contribuição das algas para uma sociedade mais sustentável' (biotecnologia azul). Ana Sofia Coroadinha, do iBET - Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica/ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade NOVA de Lisboa, vai abordar o tema 'Edição do genoma nos medicamentos de terapias avançadas' (biotecnologia vermelha).
A última palestra será sobre 'Celulose – Transformações soobre uma matéria-prima de excelência' e estará a cargo de Arménio Serra, do CEMMPRE, Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra (biotecnologia branca).
A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia.