Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Programa de valorização da fileira dos vinhos da Região Centro

03/05/2022
Conheça a estratégia em curso.
Imagen
No âmbito do Programa Centro 2020, foi aprovada uma candidatura conjunta, que agrega as cinco Comissões Vitivinícolas da Região Centro (CVRs Lisboa, Tejo, Bairrada, Dão e Beira Interior), que vai já na segunda fase de execução, assumindo-se como um projeto estruturante no qual está ancorado o investimento associado à implementação da estratégia da fileira vitivinícola da Região Centro.
Ao abrigo deste programa de investimento, a CVR Lisboa levou a cabo a conceção e disponibilização de uma nova plataforma informática para gestão dos processos de controlo e certificação, permitindo a desmaterialização e automatização quase completa de todos as fases dos processos, reduzindo a taxa de erro, diminuindo significativamente o tempo de resposta e libertando os recursos necessários para a intensificação dos controlos no terreno.
Em paralelo, encontra-se a decorrer, em conjunto com as restantes CVRs, o desenvolvimento de um plano de ação para a sustentabilidade, liderado pelo Porto Protocol, com o objetivo de dotar as diferentes Regiões das ferramentas necessárias para ajudar os viticultores e os produtores de vinho a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade económica, social e ambiental e, mais tarde, a reunirem as condições para obterem a certificação segundo os referenciais nacionais e internacionais reconhecidos.
A vertente da promoção dos vinhos e a dinamização do enoturismo merecem neste projeto um foco especial, sendo de destacar a presença em feiras nacionais e internacionais de referência, em especial na área do turismo e enoturismo e, em paralelo, uma panóplia de ações de comunicação e de realização de eventos de dinamização turística do território, incluindo a realização anual das jornadas de enoturismo, evento itinerante entre as cinco Regiões Vitivinícolas do Centro de Portugal.
Como resultados palpáveis, procura-se uma maior visibilidade e profissionalização da atividade enoturística por parte dos produtores de vinho e a afirmação do produto “vinha e vinho” como uma âncora da atividade turística e enquanto fator identitário das Regiões, o que pressupõe um trabalho em rede com os Municípios e com todos aqueles que trabalham nas demais valências do Território (património, cultura, gastronomia e dinamização turística).
Imagen
Outro dos eixos de intervenção estruturantes para a fileira vitivinícola da Região Centro, assenta no trabalho de investigação, tendo sido convidados a integrar este consórcio as entidades regionais de I&D, que lideram nas suas áreas as prioridades temáticas definidas ao nível Regional.

A linha de trabalho delineada para a Região dos Vinhos de Lisboa, é liderada pelo INIAV - Polo de Dois Portos/Estação Vitivinícola Nacional, estando focada no estudo do envelhecimento das aguardentes, enquanto fator de diferenciação e valorização da Aguardente Vínica DOP Lourinhã, sendo este um dos produtos bandeira da Região pela sua qualidade e exclusividade.

Estão também a decorrer um conjunto de ensaios de mecanização integral da poda das videiras, tendo sido chamados a participar, juntamente com o INIAV – Polo de Dois Portos/EVN, as principais associações de viticultores da Região, nomeadamente a AATV (Associação de Agricultores de Torres-Vedras), a APAS (Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena) e a AVA (Associação dos Viticultores de Alenquer), cabendo-lhes a seleção das parcelas objeto do estudo e a recolha dos dados de campo a disponibilizar ao INIAV. As conclusões a extrair destes ensaios serão uma ferramenta de grande utilidade para as decisões a tomar pelos viticultores, num contexto de crescente escassez de mão de obra e de aumento significativo nos custos dos fatores de produção.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial