Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

TransFarmers: projeto sobre amendoal que envolve Portugal e Espanha já arrancou

Fotos: TransFarmers03/05/2022

Já teve início o projeto 'TransFarmers - Transforming Farmers’ Communities', no âmbito do programa Erasmus+, de intercâmbio ibérico para coesão e promoção dos territórios do interior com enfâse em boas práticas na exploração do amendoal.

Imagen

No início de fevereiro, a equipa do Food4Sustainability CoLAB visitou a província de Almeria (Espanha) - a maior região do mundo de produção de amêndoa biológica - com o objetivo de visitar e conhecer o projeto agronómico e comercial da AlVelAl.

A partilha incluiu visita às Quintas 'Cortijo El Ciruelo', 'La Junquera' e 'El Entredicho', consideradas referências ibéricas em boas práticas regenerativas. Nos dias 18 e 19 de abril, a equipa da AlVelAl veio conhecer a realidade portuguesa, visitando explorações de práticas regenerativas e modalidades de produção intensivo e superintensivo nas regiões de Idanha-a-Nova e Baixo Alentejo.
A equipa AlVelAl, liderada por Miguel Gomez, diretor técnico e científico e chefe de campo, teve a oportunidade de conhecer o projeto regenerativo Real Idanha, Lda - Azeite Egitânia, a exploração de Ricardo Couchinho, e as novas explorações de amendoal intensivo e superintensivo da Agro Water Almonds e da Veracruz.
Imagen
A visita contou ainda com um debate na Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) sobre os desafios e oportunidades rurais em práticas agrícolas no amendoal e olival português. A partilha de experiências terminou com a visita a duas explorações de amendoal, de diferentes dimensões, ambas com preocupações ao nível da sustentabilidade, nomeadamente, gestão da água, aplicação de produtos químicos de síntese, biodiversidade, entre outros.
Estas visitas demonstram a existência de projetos com vários graus de sustentabilidade em Portugal e Espanha. Estas práticas servirão de referência aos interessados que se poderão juntar ao intercâmbio em Espanha a decorrer entre os dias 26 e 28 de maio. Todos os interessados podem registar-se através da página web do TransFarmers.
Este projeto surge numa altura em que se assiste a um crescimento da cultura da amêndoa na Península Ibérica em particular em sistema intensivo e superintensivo. A sua produção extensiva de amêndoa tem um papel económico e cultural importante na Península Ibérica, sendo Espanha o maior produtor mediterrânico e o segundo maior produtor mundial, com 10% da produção. Em Portugal, a produção de amêndoa encontra-se em expansão, assistindo-se à substituição de pomares extensivos tradicionais por pomares intensivos, em particular na região de Idanha-a-Nova e no Alentejo.

Encorajados a investir devido aos preços atrativos nos mercados internacionais, à reconhecida qualidade da amêndoa mediterrânea e a abundância de água, cada vez mais agricultores optam pela cultura de amêndoa e olival. No entanto, a intensificação das culturas do amendoal levanta desafios às comunidades locais, altera paisagens e provoca pressão nos recursos (solos, água e desemprego local), desafios aos quais o TransFarmers quer responder.

foto

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial