Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

UPL investe em biosoluções e transferência de conhecimento para a sustentabilidade da cultura do olival

20/04/2022

A UPL Portugal realizou o I Fórum Técnico do Olival, a 6 de abril, em Beja, em parceria com o seu distribuidor Agrobeja, contando com a participação de olivicultores e técnicos da região.

Imagen

A empresa revelou a sua aposta estratégica no desenvolvimento de soluções biológicas para proteção e nutrição da cultura do olival e na transferência de conhecimento para o setor, através da Cátedra 'UPL Olive Health', criada em parceria com a Universidade de Córdoba.

O professor Antonio Trapero Casas, investigador da Escuela Técnica Superior de Ingeniería Agrónomica y de Montes da Universidade de Córdoba, convidado especial neste Fórum e diretor da Cátedra 'UPL Olive Health', realizou uma apresentação sobre 'Doenças emergentes no olival em sebe', enumerando a tuberculose, a lepra e o cancro como algumas das doenças a que o olival em sebe está mais sujeito, devido a feridas provocadas nas oliveiras pelas máquinas de poda e de colheita, sendo uma porta de entrada para fungos e bactérias.

André Alpalhão, responsável de Marketing da UPL Portugal, apresentou a estratégia Pronutiva® Olea® dirigida à cultura do olival, composta por uma gama de soluções para proteção e nutrição do olival, com o objetivo de aumentar a rentabilidade do agricultor e diminuir o número total de tratamentos e o nível de resíduos na cultura. Os três produtos chave da gama são Syllit® 544 SC (nova geração fungicida à base de Dodina para controlo de gafa e olho-de-pavão), Novicure® (o cobre tecnologicamente avançado na forma de sulfato tribásico) e Goëmar Goactiv® Pro (o fisioativador que potencia a taxa de vingamento dos frutos).

Antonio Trapero Casas explicou que a Dodina é uma molécula eficaz a controlar o olho-de-pavão: "o Syllit® 544 SC tem ação erradicante da infeção recém-estabelecida e efeito secundário no controlo da tuberculose da oliveira, é mais eficaz do que muitos cobres que já avaliámos", afirmou.

O futuro da proteção do olival passa pela crescente utilização de soluções biológicas e nesta área a UPL tem em fase de desenvolvimento novos produto, entre os quais, microrganismos antagonistas para controlo da verticiliose, que chegarão em breve ao mercado.

As biosoluções já representam 21% do portfolio da UPL e, até 2030, a companhia tem como objetivo que 50% da sua oferta seja composta por biosoluções e serviços digitais. "A transição das empresas (de proteção das plantas) para smart farming companies vai acontecer mais rapidamente no Sul da Europa e nós na UPL, como empresa ágil, temos capacidade para liderar esta mudança", afirmou Sérgio Trindade, diretor comercial da UPL Portugal.

“Em resultado da colaboração que mantemos com a UPL há vários anos, avaliando os seus produtos biológicos e químicos de síntese para proteção do olival, propus a criação de uma Cátedra sobre fitossanidade do olival”, explica Antonio Trapero Casas. Os objetivos da Cátedra 'UPL Olive Health' são a transferência de conhecimento para os olivicultores, apoio à formação académica (mestrados e doutoramentos) e apoio a linhas de investigação sobre controlo biológico e soluções digitais para diagnóstico de pragas e doenças e apoio à tomada de decisão nos tratamentos.

Esta Cátedra é um projeto no âmbito do propósito OpenAg® da UPL, no qual a inovação, a colaboração e o conhecimento são eixos fundamentais para uma rede agrícola aberta, sem limites nem fronteiras, que alimenta um crescimento sustentável para todos. "É um passo importante para ajudarmos os nossos olivicultores a conseguir melhores resultados através da transferência de conhecimento", conclui Sérgio Trindade.

Vídeo do evento:

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial