BASF Portuguesa, S.A.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
As novas descobertas reforçam a biodiversidade na área florestal da empresa, que conta agora com mais de 1000 espécies de fauna e flora

Navigator identifica novas espécies nas suas áreas florestais

11/04/2022

A The Navigator Company identificou, em 2021, mais quatro espécies de fauna e cinco flora com interesse para conservação, nas propriedades geridas pela empresa.

Nova espécie Cheirolophus uliginosus, nas propriedades da Navigator. Créditos: Duarte Silva
Nova espécie Cheirolophus uliginosus, nas propriedades da Navigator. Créditos: Duarte Silva.

O Rato-do-campo (apodemos sylvaticus), o Rato de Cabrera (Microtus cabrerae), o Zarro-castanho (Aythya nyroca) e o Gamo (Dama dama) são algumas das novas espécies de fauna identificadas. Já o Musgo Esfagno (Sphagnum auriculatum) e o Linkagrostis juressi estão entre as espécies de flora detetadas no Parque das Serras do Porto. No total, estão identificadas 245 espécies de fauna nas propriedades da empresa e 800 espécies e subespécies de flora.

Além destas, importa destacar que a monitorização dos valores naturais nas áreas geridas pela The Navigator Company no Parque das Serras do Porto descobriu um pequeno núcleo de Cheirolophus uliginosus, uma espécie de flora endémica da Península Ibérica, encontrada pela primeira vez dentro da Área de Paisagem Protegida deste Parque, bem como nas propriedades da empresa. Trata-se de uma espécie que está classificada como 'Quase Ameaçada' na Lista Vermelha da Flora Vascular Portuguesa e 'Em Perigo Crítico' no livro Vermelho da Flora Vascular Espanhola.

Mais a sul, na Zona Especial de Conservação de Monchique, foram identificadas outras duas espécies de flora com interesse de conservação, a Carex helodes e a Campanula alata, listadas com estatuto 'Vulnerável' na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental.

Ainda nesta zona de habitat protegido, a continuação do trabalho de melhoria do estado de conservação realizado pela Navigator permitiu o adensamento de plantas de carvalho-de-monchique (Quercus canariensis), espécie que se encontra 'Criticamente em Perigo', de acordo com a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Tal foi possível graças a cerca de cem bolotas recolhidas que foram para os viveiros da empresa e resultaram na reprodução de 40 novas plantas.

No total, existem apenas 350 destas árvores na área e, como nem todas produzem bolota, o objetivo é ir reproduzindo as que são encontradas, de maneira a aumentar a população e contribuir para a melhoria do estado de conservação dos carvalhais ibéricos de Quercus faginea e Quercus canariensis.

Também em 2021, no âmbito do trabalho regular de proteção da biodiversidade, foram colocados mais 20 ninhos artificiais na Herdade de Espirra, em Pegões, para espécies de aves insetívoras (que se alimentam de insetos), tais como o chapim-azul e a trepadeira-azul, tendo a monitorização permitido encontrar várias crias (seis ou sete por ninho).

De acordo com os dados referentes a 2021, 12.364 hectares da área sob gestão da Navigator (11,8% do total e mais 441 hectares que em 2020) são Zonas de Interesse para a Conservação, e que 31% do total do património é intersectado por diferentes tipos de Áreas Classificadas (31.961 hectares).

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    14/04/2025

  • Newsletter Agriterra

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial