Em 2022, o Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, vai dar prioridade à comunicação e sensibilização dos agricultores para a entrega das embalagens vazias de Sementes para uso profissional, um segmento com taxas de recolha muito aquém do desejável.
Apesar dos resultados do Valorfito em 2021, recentemente divulgados, confirmarem o excelente caminho que o sistema de recolha tem percorrido ao longo dos anos, existe ainda muito caminho a percorrer. Há uma necessidade de reforçar a mensagem junto dos agricultores, num trabalho contínuo de comunicação e sensibilização, no sentido de incrementar a recolha de embalagens vazias de sementes. É necessário fazer com que estes tenham, relativamente a estes resíduos, o mesmo comportamento que apresentam relativamente às embalagens de fitofármacos.
Novo Folheto Valorfito para a entrega de sacos vazios de sementes de uso profissional:
Valorfito
O Valorfito, designação do Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, tem como objetivo a recolha e gestão dos resíduos de embalagens primárias de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes de uso profissional, seguindo as exigências do Despacho n.º 6560/2017, de 28 de julho.
Este sistema permite dar resposta às necessidades dos produtores agrícolas de encontrarem um destino adequado para os resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos e de sementes, que são gerados nas suas explorações agrícolas, assegurando que toda a fileira agrícola possa cumprir a legislação em matéria da gestão dos resíduos de embalagens primárias de produtos fitofarmacêuticos e de sementes.
No ramo dos biocidas, permite, igualmente, aos utilizadores finais uma gestão adequada dos resíduos de embalagens primárias de biocidas.
Saiba mais em www.valorfito.com