Conclusão é apontada num artigo científico 'Influence of water supply on cork increment and quality in Quercus suber L' destacado na capa da revista científica Central European Forestry Journal, cuja autora principal é Ana Patrícia Poeiras, aluna de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais, contando com outros co-autores que pertencem igualmente ao Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e ao Instituto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora (UÉ).
No artigo científico publicado é destacada a aplicação de duas técnicas de análise de imagem, ou seja, a Microtomografia computorizada de raios-X e Microdensitometria de raios-X, na análise de amostras de cortiça de Quercus suber L.
O desenvolvimento da cortiça, relacionado com a porosidade interna, crescimento e densidade foi estudado por esta equipa de investigadores com o objetivo de “compreender a evolução das características da cortiça ao longo de extrações consecutivas e com um regime hídrico diferente”, avança Ana Patrícia Poerias.
Os resultados alcançados “sugerem um aumento da densidade e porosidade ao longo das extrações consecutivas e uma ligeira diminuição do crescimento da cortiça”, vinca a mesma investigadora.
Os resultados vieram demostrar “a contribuição do fator climático precipitação e o modelo de silvicultura aplicado nas características da cortiça”, mostrando a relevância do presente trabalho para a definição de práticas de gestão.
Artigo disponível aqui.