Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

H2Oliva: academia e setor produtivo juntos na promoção da eficiência do uso da água no olival

Redação Agriterra08/02/2022
A cultura do olival ocupa atualmente cerca de 380 000 ha de área cultivada no País, sendo que a região do Alentejo corresponde aproximadamente a 55% da área total nacional de olival.
Imagen

A implementação de medidas de uso eficiente de água são uma realidade no setor agrícola e a vulnerabilidade decorrente dos cenários de alterações climáticas torna este desafio ainda mais ambicioso. Na região do Alentejo a cultura do olival consome, em média, cerca de 2 750 m3/ha de água, representando um consumo anual de 575 milhões de m3 de água.

Assim, assume-se como relevante o principal objetivo deste projeto, que será a transferência de conhecimento e capacitação dos agricultores para a realização de práticas de rega mais eficientes, com o apoio das tecnologias de monitorização atualmente existentes, perspetivando-se um aumento da eficiência de uso de água entre 20% a 30%.

O projeto ‘H2Oliva’, liderado pela Escola Agrária de Santarém, foi desenvolvido em co-promoção com a Associação de Agricultores dos Ribatejo, o Agrupamento de Produtores 'Azeitonices', 'Terrapro' e 'Casa Relvas', para a promoção e demonstração de práticas de gestão de água da rega, com o apoio das tecnologias de monitorização. Serão realizadas 9 ações de demonstração em 3 campos experimentais localizados na Vidigueira e em Santarém.

No campo demonstrador, onde se encontram implementadas boas práticas de gestão de rega há vários anos, será possível observar o resultado do uso das tecnologias de monitorização e serviços de aconselhamento existentes.
Para que se alcance mais produtores e para demonstrar a facilidade e praticabilidade de utilização destas tecnologias, para um uso mais eficiente de água, serão envolvidos dois produtores adicionais (trainees), com diferentes graus de utilização e implementação tecnológica. O acompanhamento das ações de demonstração será realizado por grupos de 15 a 25 agricultores visitantes, associados da Azeitonices e da Associação de Agricultores do Ribatejo, estando igualmente aberta a outros produtores que manifestem interesse.
Este projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do concurso de apoio à demonstração na gestão da água da rega, que visa a valorização da água no setor agroalimentar.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial