Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

John Deere anuncia trator totalmente autónomo no CES 2022

Redação Interempresas/Tierras/Agriterra17/01/2022

A John Deere anuncia a produção e comercialização, em grande escala, de um novo modelo de trator autónomo e que pode ser totalmente controlado a partir de um telemóvel.

foto
De acordo com a marca, o trator autónomo estará disponível no final deste ano.
A John Deere está a inovar com esta novidade do novo trator totalmente autónomo e anuncia a sua produção em grande escala e a comercialização de um novo modelo que não exigirá um operador na cabina e que pode ser controlado a partir de um telemóvel.

A revelação foi feita pela multinacional durante uma conferência de imprensa organizada no CES 2022, a feira de tecnologia que teve lugar em Las Vegas (Nevada, EUA) de 5 a 8 de janeiro deste ano. O equipamento em exposição era um trator da série 8R, com um cultivador TruSet - tecnologia que permite ajustes de profundidade e pressão em movimento -, sistema de orientação GPS e novas tecnologias avançadas.

O trator autónomo tem seis pares de câmaras, permitindo a deteção de obstáculos a 360 graus e o cálculo da distância, bem como dois módulos Nvidia Jetson de Inteligência Artificial. As imagens capturadas passam por uma rede neural que classifica cada pixel em aproximadamente 100 milissegundos e determina se a máquina continua em movimento ou para, dependendo se um obstáculo é detetado. O trator também verifica continuamente a sua posição em relação a um perímetro virtual de uma área geográfica real, assegurando que está a operar onde é suposto e com menos de um centímetro de precisão.

foto
A unidade apresentada (Série 8R) mantém a posição de condução, pois há situações em que o trator tem de ser conduzido diretamente desde a cabine.
Para utilizar o trator autónomo, os agricultores só precisam de o transportar para o campo e montá-lo para um funcionamento adequado. A app do Centro de Operações John Deere desempenha um papel fundamental. A partir daí, deslizando da esquerda para a direita, a máquina arranca e enquanto estiver a funcionar, o agricultor pode concentrar-se noutras tarefas, enquanto monitoriza o estado da máquina e pode receber notificações se ocorrerem quaisquer imprevistos ou se decidir fazer quaisquer alterações durante o funcionamento. A app fornece acesso a vídeo ao vivo, imagens, dados e métricas, e permite o ajuste de velocidade, profundidade e outros parâmetros importantes.

A John Deere também venceu o prémio de Melhor Inovação na categoria de Robótica no 'CES 2022 Innovation Awards', com uma menção honrosa na categoria de 'Inteligência de Veículos e Transportes', pela sua tecnologia 'See & Spray'. Trata-se de um robô de última geração concebido para o setor agrícola, combinando visão por computador com Machine Learning que diferencia entre plantas e ervas daninhas e aplica herbicidas exclusivamente a ervas daninhas.

foto
Um conjunto de seis câmaras permite a deteção de obstáculos em torno do equipamento.
Syngenta Crop Protection, Lda.Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Cnema 04-12/06Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.Anefa: Expoforestal

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial