O recém-criado Campus Sul, consórcio que junta a Universidade de Évora (UÉ), Universidade NOVA de Lisboa e Universidade do Algarve. A NOVA e a UÉ são associadas do laboratório colaborativo (CoLAB), vai ficar instalado no InnovPlantProtect (InPP).
O objetivo do Campus Sul, um dos três centros prioritários de conhecimento aplicado e inovação que ir\ao usar a infraestrutura incide na conceção de “soluções inovadoras em áreas específicas do desenvolvimento sustentável do Sul, a partir de infraestruturas já existentes”. No caso específico do Cais Massa - Centro de Conhecimento para a Modernização Agrícola Sustentável e Segurança Alimentar, com sede no InPP, em Elvas, é “promover uma agricultura baseada num modelo sustentável, alinhado com os princípios da economia circular e da eco-economia (…), contribuindo para o desenvolvimento e coesão dos territórios do Sul e Interior ibérico”.
Pretende-se aplicar a inovação não só à produção agrícola, mas, também, à valorização dos recursos naturais endógenos. A par desta o centro também procurará promover a dieta mediterrânica, assim como a apacitação de recursos humanos na área da agricultura sustentável.
Segundo informações disponibilizadas pelo InnovPlantProtect os parceiros estratégicos deste CAIS incluem autarquias, CCDR (Algarve, Alentejo, Lisboa), o Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, também associado do InPP), a Bayer Crop Science, a Syngenta Crop Protection (ambas associadas do InPP), a Fundação Eugénio de Almeida, o Instituto Fraunhofer e a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), bem como outros parceiros académicos a nível ibérico e internacional.