Objetivo? A restauração da paisagem de regiões mais prósperas, com uma economia mais forte, biodiversidade e recursos naturais.
O ponto de partida é promover competências e liderança na comunidade agrícola para construir uma rede, discutir desafios, e acordar em soluções comuns através de exercícios de resolução de problemas.
“O TransFarmers concentrar-se-á em explorações agrícolas intensivas de amêndoa, devido às elevadas implicações na paisagem, potencial económico e aplicação extensiva de intervenções bem-sucedidas para preservar o património local”, lê-se na página do projeto, adiantando que o projeto concentra-se na criação de percursos de requalificação para a educação de adultos e na promoção de uma experiência Erasmus+ entre todos os cidadãos e gerações.
De entre as várias atividades previstas no âmbito do TransFarmers, destacam-se:?
1. O desenvolvimento de dois casos de estudo baseados em obstáculos enfrentados pelos agricultores e comunidades rurais devido ao cultivo intensivo de amendoeiras, e identificação das melhores práticas de sucesso;
2. A organização de dois workshops, para criar uma rede e promover sinergias entre todos os interessados (agricultores, empresas, unidades de investigação, municípios);
3. Criar um portfólio de boas práticas;
4. Organizar um evento final (O Dia do Orgulho Rural) para o envolvimento da comunidade.
Os participantes apresentarão resultados, estratégias de resolução de problemas e abordagens integradas enquanto celebram a sua cultura (gastronomia, tradições, canções folclóricas).
A iniciativa está a cargo do Food4Sustainability, laboratório colaborativo na área da sustentabilidade agrícola, e da AlVelAl - associação espanhola de paisagem regenerativa.
Os principais objetivos deste programa passam por:?
1. Desenvolver estudos de caso (Idanha & Almeria) para identificar desafios e soluções enfrentados pelos produtores de amêndoas.
2. Identificar sinergias e criar redes entre as partes interessadas, com seminários.
3. Desenvolver e disseminar um portfólio de boas práticas.
4. Organizar um evento final para envolver a comunidade na sua cultura e partilhar resultados e estratégias.?