Bimi, o vegetal 100% comestível, é cultivado na região do Oeste e no Sudoeste Alentejano.
Portugal já é um dos principais produtores de Bimi da Europa. Cultivado principalmente na região do Oeste, Ribatejo e também no Sudoeste Alentejano, o Bimi é uma variedade que resulta do cruzamento natural de duas espécies pertencentes à família das brássicas.
Bimi significa saboroso. É 100% comestível, do caule aos floretes. O caule é macio e tem um sabor mais suave e doce do que os tradicionais brócolos.
A produção de Bimi em Portugal aumentou de cerca de 10 hectares, em 2015, para 80 hectares em 2021.
Inicialmente, a produção destinava-se apenas para a exportação, sobretudo, para o Reino Unido. Mas a partir de 2015, o Bimi começou a ser vendido em Portugal e está, hoje, em todas as cadeias de hiper e supermercados. Atualmente, cerca de 65% do Bimi produzido em Portugal é exportado e 35% é vendido no nosso País.
Os produtores locais asseguram o abastecimento de todo mercado nacional e o objetivo da Sakata, empresa de sementes, é manter o crescimento de dois dígitos no mercado nacional e, ao mesmo tempo, diversificar as exportações para outros mercados internacionais, como França, Alemanha e Polónia.
No continente europeu, os principais produtores de Bimi são o Reino Unido, Espanha e Portugal (por esta ordem). Estão em desenvolvimento produções locais em países como Alemanha, Itália, França, Finlândia, Dinamarca, Suíça e Polónia, onde a procura dos consumidores está a aumentar.
Números