Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Olivais de sequeiro são os melhores aliados no combate às alterações climáticas

Interempresas/Tierras/Induglobal30/11/2021

Uma equipa da Universidade de Jaén demonstrou o efeito benéfico dos olivais na retenção do principal gás com efeito de estufa, o CO2. Neste estudo verificou-se que, no cultivo tradicional, foi retirado da atmosfera mais CO2 do que no cultivo intensivo. O trabalho mediu o impacto ambiental da produção de azeite, tanto na fase agrícola como na industrial. Também avaliou o balanço e a pegada de carbono em plantações com diferentes densidades de árvores.

Imagen

Os investigadores da Universidade de Jaén confirmaram também que os olivais de sequeiro contribuem para a mitigação das alterações climáticas comparado com os que usam sistemas de rega. Os olivais de sequeiro cultivados da forma tradicional absorveram significativamente mais CO2 do que os olivais que usam regagio e que os olivais intensivos, que se estão a tornar cada vez mais comuns na Andaluzia.

Numa análise da produção de azeite virgem desde a plantação da oliveira até à extração, a equipa constatou que as atividades na fase agrícola são responsáveis por 76% do impacto ambiental relacionado com as alterações climáticas.

O impacto ambiental é avaliado em diferentes categorias. Especificamente, na categoria das alterações climáticas são calculadas as emissões de diferentes gases com efeito de estufa, enquanto o balanço e a pegada de carbono medem a diferença entre o que é capturado e o que é emitido em termos de carbono e CO2, respetivamente. Este é um cálculo utilizado para identificar que as atividades e as práticas de gestão de olivais podem ser melhoradas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e, assim, contribuir para a mitigação das alterações climáticas.

Os investigadores analisaram a pegada de carbono nas fases agrícola e industrial da produção de azeite em quatro explorações agrícolas da Andaluzia com cultivo tradicional de sequeiro, quatro com cultivo tradicional de regadio e três com cultivo intensivo. “Os dados foram conclusivos e a primeira dá conta de que é possível capturar 5,5 quilos CO2 da atmosfera para cada quilo de azeite produzido; no caso da cultura irrigada, este valor cai para 4,3; e o método intensivo permite capturar até 2,7 quilos de CO2 para cada quilo de azeite”, refere o investigador Lázuli Fernández Lobato, o principal autor do estudo 'Life cycle assessment, C footprint and carbon balance of virgin olive oils production from traditional and intensive olive groves in southern Spain’, publicado no Journal of Environmental Management.

A equipa de investigação aplicou a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) como um método que quantifica os potenciais impactos ambientais de um produto ou serviço no seu ciclo de vida. Assim, analisaram o impacto de 1 quilo de azeite virgem. Em média, a fase de cultivo foi responsável por 76,3% do impacto ambiental na categoria das alterações climáticas. “Para reduzir o impacto da produção de azeite virgem, a maioria dos esforços deve ser feita especialmente na fase agrícola”, diz Fernández Lobato.
Os impactos ambientais associados à cultura intensiva do olival foram geralmente os mais elevados, principalmente devido à aplicação de fertilizantes, produtos fitossanitários e herbicidas. “A aplicação de fertilizantes orgânicos e a rotação de culturas alcançam um balanço positivo de carbono e reduzem os impactos negativos na olivicultura”, considera o investigador.

Energia e resíduos

O sequestro de carbono é produzido pela captura de CO2 da atmosfera pelas árvores (oliveiras), uma parte do qual permanece como parte das estruturas permanentes da árvore sob a forma de carbono orgânico ou acumula-se no solo com os restos de poda, se estes forem esmagados e depositados no solo. O estudo calcula o impacto ambiental da utilização de produtos e energia nas fases agrícola e industrial. Inclui também o tratamento de resíduos derivados dos processos realizados até à extração final do azeite.

O impacto ambiental estudado na produção de azeite tem sido abordado em diferentes categorias. “Neste caso, a mais relevante são as alterações climáticas, que quantificam as emissões de gases com efeito de estufa”, acrescenta o perito.
Investigadores do projeto com amostras de Biomassa
Investigadores do projeto com amostras de Biomassa.
O estudo foi realizado durante três anos para os tipos mais representativos de culturas na área geográfica com maior produção e especialização em azeite a nível mundial, a Andaluzia. Faz parte do projeto internacional Oliven (Opportunities for olive oil value chain enhancement through the by the by-products valueisation), que está a ser desenvolvido para estabelecer o impacto ambiental das cadeias de produção de azeite mais representativas em Espanha, Tunísia e Turquia, bem como a valorização dos subprodutos do setor.
A etapa seguinte do projeto consiste em estabelecer a redução do impacto ambiental e as vantagens económicas que poderiam gerar-se pela utilização da biomassa gerada no setor olivícola.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial