O polo da Mitra da Universidade de Évora recebe, no próximo dia 29, o workshop “Propagação vegetativa de Cynara cardunculus”.
O evento, em formato presencial, terá uma parte teórica e uma prática, em contexto de campo. Segundo a organização a sessão teórica, da responsabilidade da investigadora Liliana Marum do CEBAL, abordará as diferentes técnicas e materiais de propagação vegetativa, com uma análise detalhada do cardo.
Já a parte prática será conduzida pela equipa do projeto CynaraTeC - Transferência de TeCnologia para Valorização do Cardo, permitindo a todos os participantes a manipulação direta do material vegetal, com possibilidade de obtenção e plantação de mudas de cardo, e que pretende chegar a produtores agrícolas, bem como a todos os agentes económicos interessados na valorização deste recurso endógeno.
A iniciativa está inserida no projeto de transferência de tecnologia - CynaraTeC, financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores industriais no apoio à valorização do Cardo.
A participação é gratuita – embora a formação esteja limitada a 10 participantes – mas requer inscrição, até ao dia 28 de novembro.