BASF Portuguesa, S.A.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

AGRO: uma feira que faz parte da cidade

Emília Freire27/10/2021

Depois de um ano de interregno a AGRO voltou a Braga, no fim do verão (de 16 a 19 de setembro) em vez do habitual tempo de primavera, e numa versão apenas de exposição sem animação musical. De qualquer forma, na cidade todos se congratularam pelo regresso de uma feira que, há muito, faz parte da vida de todos.

Imagen

A mais importante Feira de Agricultura, Pecuária e Alimentação do Norte de Portugal não quis deixar passar 2021 sem realizar a feira, embora ainda com restrições Covid.

A organização salienta que “apesar das condições adversas, é com agrado que a edição deste ano da AGRO contou com a presença de cerca de uma centena de expositores distribuídos por cerca de 25.000 m2. Fomos visitados por mais de 16 mil pessoas. Destacamos ainda a elevada adesão registada nas atividades paralelas que, entre seminários e espetáculos [concursos pecuários], contaram com perto de mil participantes”.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, referiu à imprensa local que “a AGRO esteve dentro das expetativas”, uma vez que a fasquia tinha sido colocada entre os 15 mil e os 20 mil visitantes.

A próxima edição do certame está agendada para março de 2022: de 24 a 27.

Agriterra e InovTechAgro organizaram Jornadas Técnicas

Das várias conferências que tiveram lugar no certame, destaque para uma delas: As ‘Jornadas Técnicas de Agricultura de Precisão’, organizadas pela Agriterra e pelo Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal (InovTechAgro), com o apoio da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), que se centraram em dois setores muito importantes na região – a pecuária, principalmente leiteira, e a viticultura.

As ‘Jornadas Técnicas de Agricultura de Precisão’ foram organizadas pela Agriterra e pelo InovTechAgro, com o apoio da Confagri...
As ‘Jornadas Técnicas de Agricultura de Precisão’ foram organizadas pela Agriterra e pelo InovTechAgro, com o apoio da Confagri.
Pela Sala de Congressos do Altice Fórum, passaram responsáveis e investigadores de entidades públicas e privadas, bem como agentes do setor.

Empresas apresentaram produtos adaptados à agricultura da região

Foram várias as empresas que não quiseram deixar de estar presentes na AGRO 2021 e apresentarem os seus produtos aos agricultores da região.

Agrogarante debate sucessão geracional

A empresa esteve presente na AGRO para “divulgar os serviços e apoiar a feira”, disse-nos o administrador Carlos Oliveira. Mas fez questão de realizar num dos dias da feira um webinar sobre ‘Empreendedorismo e Sucessão Geracional’.

Imagen
Consciente de que o tecido económico empresarial em Portugal, fortemente alicerçado em PME, é maioritariamente representado por empresas assentes numa base acionista e/ou societária de cariz familiar e que revela o espírito empreendedor existente no País, a Agrogarante considera premente a necessidade de debater a temática da Sucessão Geracional.
Neste webinar foi possível perceber os grandes desafios e oportunidades surgidos ao longo do processo de Sucessão Geracional, as janelas de oportunidade para empreender e inovar por ele motivadas, e as melhores práticas para que este processo seja bem-sucedido e possibilite acrescentar valor.

Advice Agribusiness lança Guia de Variedades de batata STET

A empresa é a representante da STET Holland em Portugal e outros países e lançou recentemente o Guia de Variedades de batata STET, que “tem uma seleção de 21 variedades das mais de 40 que a STET tem. São as nossas best sellers porque são variedades adaptadas ao nosso país”, explica o diretor da empresa.

Imagen
Sérgio Margaço adianta que “trabalhamos com uma rede de distribuidores de batata de semente e por isso quisemos estar na feira para reforçar a presença e notoriedade da marca, bem como falar com parceiros e clientes para perceber as necessidades e tendências”.
Mais de metade da área de babata em Portugal é cultivada de Coimbra para cima, salienta o responsável.

Xloora ajuda a prevenir doenças da videira

Com base na tecnologia de imagem multiespectral que já usava na área da arte, a Xpectraltek, com sede em Braga, decidiu adaptar esta tecnologia à agricultura e desenvolveu a plataforma Xloora que “através da aquisição de imagens multiespectrais e do trabalho de algoritmos avançados, consegue detetar a presença de doenças”, explica à Agriterra Miguel Rodrigues, engenheiro agrónomo.
Imagen

A plataforma trabalha em conjunto com vários sensores (estações meteorológicas, etc.) que permitem monitorizar as informações climáticas a cada instante.

Até agora a empresa tem trabalhado apenas na área da viticultura mas Miguel Rodrigues adianta: “estamos a estudar também a possibilidade de a adaptar a outras culturas, nomeadamente, no mirtilo”.

Lisagri aposta nos viticultores

A Lisagri, representante exclusivo das tesouras de poda Infaco em Portugal, não quis deixar de estar presente na AGRO uma vez que “há cada vez mais viticultores na região”, diz-nos o gerente da empresa de Leiria.

Imagen

Gabriel Pereira explica que “muitos produtores de leite com a descida de preços e dificuldades neste setor, viraram-se para a viticultura”, além disso, adianta que a feira deste ano se realizou num altura de final de vindima e que a época da poda será a seguir.

O gerente da Lisagri salienta que “as nossas tesouras têm o dobro do rendimento das tesouras manuais, pelo que o investimento amortiza-se rapidamente”.

Revista Agriterra foi media partner da AGRO e marcou presença com stand próprio
Revista Agriterra foi media partner da AGRO e marcou presença com stand próprio.

AJAP promoveu seminário sobre Jovem Empresário Rural (JER)

Num dos dias da AGRO, a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e a Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural, promoveu um seminário centrado na temática JER – Jovem Empresário Rural.

O objetivo deste ciclo de sessões foi discutir e aprofundar o estatuto de Jovem Empresário Rural, que inequivocamente constitui parte da solução para contrariar a tendência de despovoamento das zonas rurais, que consequentemente determina uma redução da taxa de natalidade e um envelhecimento progressivo das populações. A diversificação das atividades económicas e a valorização e a qualificação dos recursos endógenos têm de ser assumidas como vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentado do País.

Pedro Rei, presidente da AJAP, disse à Agriterra que “muitos jovens não têm condições para terem uma exploração agrícola”, necessitando de atividades complementares. “Há um descomprometimento do Estado para com estas populações”, lamenta.

O responsável disse ainda que “a AJAP tem vindo a insistir na necessidade de haver um acompanhamento e estudo da eficácia dos apoios à instalação de jovens empresários, porque precisamos de perceber se este modelo tem dado resultados efetivos”.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    14/04/2025

  • Newsletter Agriterra

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial