Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Planos Estratégicos da PAC e Fit for 55 em discussão no Conselho de Ministros da Agricultura e Pesca

12/10/2021
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou, a 11 e 12 de outubro, no Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas (Agrifish), no Luxemburgo.
Imagen

Os Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum (PEPAC), que deverão ser entregues até ao final deste ano, foram um dos temas discutidos, tendo os vários Estados-membros apresentado o ponto de situação relativo à evolução dos trabalhos de programação.

Maria do Céu Antunes referiu que, em Portugal, já está concluída a etapa relativa ao diagnóstico, assim como o levantamento das necessidades e as linhas de orientação estratégica, estando atualmente a decorrer os trabalhos técnicos e políticos com vista a consolidar a arquitetura das intervenções de apoio.

A governante revelou preocupação por a Comissão ainda não ter estabilizado a regulamentação de aplicação e os critérios de aprovação dos PEPAC, uma vez que isso reduz o tempo para a programação e consulta pública dos planos estratégicos, sendo esta uma apreensão partilhada pelos seus homólogos.

Outro dos temas em cima da mesa foi o Pacote Fit for 55, referente a iniciativas legislativas para a implementação da meta climática de 2030, que terá impacto no setor agrícola. No caso de Portugal, o sucesso deste pacote legislativo dependerá da sua capacidade de contribuir para a sustentabilidade ambiental, económica e social da União Europeia, devendo a agricultura ser um parceiro ativo nesta discussão, dada a influência que estas ações têm na competitividade do setor.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial