Informação profissional para a agricultura portuguesa

Vinomatos inaugurou novo showroom: investimento ronda os 5 milhões de euros

Redação Agriterra | Fotos: Ana Clara25/09/2021

A Vinomatos, especialista em plantação mecanizada, está a pré-comemorar 25 anos de presença da empresa em Portugal e inaugurou um novo espaço comercial, num investimento total de cinco milhões de euros que já está a dinamizar o concelho de Ourém.

foto

Ourém foi a cidade escolhida para receber o showroom Vinomatos em Portugal. A empresa promoveu, assim, um evento de inauguração de três dias no novo espaço comercial que fica na EN356, na Zona Industrial de Ourém, próximo da saída do IC9, em direção a Caxarias. Com 2500 m², é uma loja completa com várias categorias de máquinas, equipamentos e ferramentas para agricultura, jardinagem, construção civil e bricolage, adequados para todos os utilizadores, desde os pequenos utilitários a alfaias profissionais.

De 24 a 26 de setembro, um grande evento incluiu sorteios, promoções, vendas rápidas, um grande leilão e um aconselhamento técnico especializado de proximidade.

A abertura oficial teve lugar no dia 24 de setembro e contou com o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, e do fundador e sócio-gerente da Vinomatos, Georges Mandrafina.

Em conferência de imprensa, que a revista Agriterra acompanhou, o sócio-gerente afirmou que o investimento total ronda os cinco milhões de euros, incluindo toda a estrutura coberta do edifício com uma área de 2500 m2 até à concretização do evento de três dias de duração. O espaço constitui um polo dinamizador do concelho de Ourém, de criação de empregos e de disponibilização ao público de uma variedade de máquinas, equipamentos e ferramentas que deixaram satisfeitos os clientes e espectadores presentes no evento.

De 24 a 26 de setembro, marcaram presença na zona Industrial de Ourém representantes de diversas marcas de que a Vinomatos é concessionária, revendedora e distribuidora, como a Fendt, Goldoni, Husqvarna, CF Moto, Kirpy, KPC, Nilfisk, Irrigação, Pecol, Mosh, VBC, Trimble, Seco, Toro, Liugong e muito mais. Os tratores Vinomatos, lançados este ano de 2021, ficaram em destaque. Trata-se de uma gama de tratores agrícolas de 25 a 55 cavalos de potência, equipados com os prestigiados motores Yanmar ou HM, que têm tido uma forte aceitação e procura, não só por particulares e profissionais como por possíveis concessionários dos tratores em Portugal. A nova loja Vinomatos está aberta das 7h30 às 18h30 em dias úteis, no sábado das 9 às 18h00 e no domingo das 9 até ao meio dia.

'Révolution': revolução no setor agrícola mundial

A novidade mais aguardada do evento foi a apresentação da nova máquina de plantar guiada por GPS, a 'Révolution', desenhada e fabricada pela Vinomatos, a qual foi apresentada dia 24 de setembro na grande abertura ao público do novo espaço comercial Vinomatos. Esta corresponde a uma inovadora máquina de plantar vinha, olival, amendoal e diversas árvores de fruto, que promete ser uma revolução a nível mundial no setor agrícola.

Em declarações aos jornalistas, Georges Mandrafina disse que “esta máquina ‘Révolution’ é o que tenho mais orgulho, estamos a fabricar a máquina em Caxarias, e utilizamos a ‘Révolution’ para prestação de serviços de plantação mecanizada de vinha, olival, amendoal e árvores de fruto em Portugal e no mundo, mas também a vendemos a outras empresas que estão a prestar serviços de plantação por várias partes do globo, porque é uma máquina que dá um elevado rendimento”.
foto
A 'Révolution' permite a execução da plantação e aramação numa só passagem com enormes ganhos de produtividade, tempo e redução de custos.

A inovação da máquina de plantar 'Révolution' reside na capacidade de esta permitir, de forma única no mundo, a realização de todo o projeto de plantação e aramação, tudo na mesma passagem e independentemente das caraterísticas morfológicas do terreno, garantindo o perfeito alinhamento

Enquanto líder em plantação mecanizada, a Vinomatos presta serviços em 12 países, quatro continentes, com mais de 40 máquinas de plantar. “Só nos falta Austrália e África do Sul”, afirma Georges Mandrafina, com a perspetiva de que faltará pouco para alcançar esses objetivos. O mercado português recebeu com agrado os primeiros testes da 'Révolution' no ano passado, 2020, “mas a máquina não estava com a capacidade que temos hoje, porque atualmente já foi melhorada. É quase a última geração da ‘Révolution’ e em 2022 estamos a prever que teremos a máquina completamente autónoma, ou seja, hoje precisa de cinco pessoas para operar mas no futuro a máquina será autónoma”.

A inovação desta máquina de plantar 'Révolution' reside na capacidade de esta permitir, de forma única no mundo, a realização de todo o projeto de plantação e aramação de vinha, olival, amendoal ou diversas árvores de fruto, tudo na mesma passagem e independentemente das caraterísticas morfológicas do terreno, garantindo o perfeito alinhamento. “Em vez da contratação de várias empresas, com a Vinomatos e a nossa máquina o cliente consegue ter uma solução integral, desde os materiais até à execução da plantação numa única passagem”, ao mesmo tempo que é uma solução amiga do ambiente porque “a nossa máquina permite evitar desperdícios de água e a obtenção de 100% das plantas vivas”, explicou.

foto
Georges Mandrafina, fundador e sócio gerente da Vinomatos, fotografado junto à 'Révolution'.

Vinomatos entra na venda de drones pulverizadores

Uma outra novidade foi anunciada no evento em Ourém: a Vinomatos vai começar a comercializar drones pulverizadores e a fazer prestação de serviços, tendo sido feita uma demonstração do funcionamento de um, com capacidade de 30 litros, ideal para pulverizar terrenos de grande dimensão.

Várias tecnologias de ponta foram integradas no drone para fornecer confiabilidade suficiente durante um voo, trazendo segurança, eficiência e produtividade. Estão equipados com sensores de anti-colisão e GPS de alta precisão. Uma forma rápida, eficaz e mais amiga do ambiente para obter resultados não alcançáveis com outras formas de pulverização. A Vinomatos, enquanto líder mundial em plantação mecanizada, procura com os drones pulverizadores dar ao público uma solução inovadora e eficaz para maior rendimento.
foto
Exibição dos drones pulverizadores, um novo produto que a Vinomatos vai passar a comercializar.

Georges Mandrafina salientou que “os drones conseguem realmente obter a precisão na pulverização e permite uma grande redução no volume de água e de produtos aplicados nas plantas”.

Para além desta novidade, o evento de inauguração contou com um grande leilão de 165 artigos novos e usados, incluindo alfaias agrícolas, veículos motorizados, materiais para plantações agrícolas, tratores, entre muitos outros.

Este leilão decorreu presencialmente na Zona Industrial de Ourém e com transmissão e possibilidade de participação simultânea através de canais digitais, nomeadamente o site da leiloeira Avalibérica, parceira da Vinomatos neste evento.

A Vinomatos

Instalada em Portugal, mas com presença no mundo inteiro, a Vinomatos e o seu gerente têm mais de 40 anos de experiência no mercado.

É líder em serviços de plantação mecanizada guiada por GPS ao mesmo tempo que comercializa marcas de renome, de tratores, máquinas e equipamentos dedicados à agricultura, bricolage profissional e doméstica e construção civil.

Com sede na freguesia de Caxarias, em Ourém, a Vinomatos lançou em 2021 a sua própria marca de tratores agrícolas com potências de 25 cv a 55 cv, que despertaram o interesse dos que procuram excelente qualidade aos melhores preços.

Empresas ou entidades relacionadas

Vinomatos, Lda.

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial