Atlas – Mediadora de Seguros Lda.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Iniciativa anual promovida distingue empresas, projetos e personalidades pelo seu contributo para o setor da agricultura

BPI lançou 10ª edição do Prémio Nacional de Agricultura na Agroglobal

08/09/2021
A edição anterior recebeu 920 candidaturas, demonstrando a atratividade do prémio e a dinâmica do setor nos últimos anos.
foto

Estão abertas as candidaturas à 10ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA). A iniciativa resulta de uma parceria entre o BPI e a Cofina e conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC.

O evento de lançamento foi realizado a 8 de setembro na Agroglobal e contou com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, que salientou a importância desta iniciativa para fomentar o empreendedorismo e trazer jovens para a agricultura portuguesa, valorizando a atividade agrícola como fator determinante da recuperação económica e do bem-estar social.

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, apontou a digitalização como uma solução óbvia para assegurar a transição para a sustentabilidade e a manutenção dos mais elevados padrões de segurança alimentar. Nesse contexto, João Pedro Oliveira e Costa considera fundamental criar as condições certas para aumentar a sua competitividade, fixar mão-de-obra altamente qualificada e fomentar a inovação e o desenvolvimento de centros de competências especializados.

O Prémio Nacional de Agricultura foi criado com o objetivo de premiar os agricultores e as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor da agricultura em Portugal. Pedro Barreto, Administrador do BPI, fez um balanço muito positivo desta parceria de 10 anos que, desde o início, já recebeu cerca de 7500 candidaturas e atribuiu cerca de 130 prémios e menções honrosas.

O Administrador do BPI destacou a transformação do setor na última década, a resiliência à pandemia e o forte crescimento das exportações e da entrada das empresas em novos mercados e selecionou como grandes desafios para o futuro da agricultura portuguesa a digitalização de processos, a especialização da mão-de-obra e a gestão da água.

A edição de 2020 recebeu 920 candidaturas, num ano marcado pelos impactos da pandemia Covid-19. Para este ano as categorias a concurso mantêm-se: “Jovens Agricultores”, “Empresário em Nome Individual”, “Agricultura Digital”, “Agricultura Exportadora” e “Agricultura Sustentável”.

O PNA distingue também uma personalidade com grande contributo para o setor. As candidaturas serão avaliadas pela PwC, por Comités Técnicos e por um Júri. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, valorização dos produtos locais, tecnologia digital, estratégias de globalização e sustentabilidade (bioeconomia) serão alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.

As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura (www.premioagricultura.pt). O processo de candidaturas decorre até 7 de novembro de 2021.

Os vencedores serão anunciados em janeiro de 2022.

Liderança no apoio ao setor agrícola

A Agricultura é um dos setores prioritários eleitos pelo BPI. O Banco assume a liderança destacada na linha de crédito de curto prazo à agricultura, silvicultura e pecuária do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), com uma quota de 61% [1] do montante total de crédito enquadrado, bem como no montante total de pedidos de adiantamento de ajudas à produção agrícola concedidas pelo IFAP e validadas pela CAP, com uma quota de 59% [2].

O BPI apresenta um conjunto de soluções completas que se adequam às múltiplas necessidades das empresas agrícolas e agroindustriais, nomeadamente para apoio à tesouraria e ao investimento. O Banco aposta também na simplificação do processo de contratação das operações.

Jaba: tradução 4.0Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.InvestBragaAgrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.ADP Fertilizantes

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial