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Informação profissional para a agricultura portuguesa

Galucho assinalou o 101º aniversário

15/07/2021

A Galucho alcançou uma posição de destaque no mercado ibérico, sendo regularmente associada à modernização da agricultura.

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Momento de celebração do 101.º aniversário da Galucho. Foto: Galucho.

A empresa de fabricação de soluções ao nível de equipamentos agrícolas e de equipamentos de transporte assinalou a data a 14 de julho.

Na génese da empresa está uma forte componente de engenharia, aplicada inicialmente ao setor agrícola.

Com 100 anos de atividade, a história da Galucho começa em 1920, em São João das Lampas, pela mão do fundador, José Francisco Justino, um jovem de espírito empreendedor que se especializou no desenvolvimento de arados e charruas.

A empresa cresceu significativamente, liderando o processo de mecanização da agricultura ibérica. A Galucho alcançou uma posição de destaque no mercado ibérico, sendo regularmente associada à modernização da agricultura.

A empresa expandiu a sua área de atuação, dedicando-se não só aos equipamentos agrícolas mas também ao setor dos transportes.

Atualmente a Galucho desenvolve a sua atividade a uma escala internacional com postos de produção em Portugal e na Argélia. Conta ainda com um vasto leque de parceiros estratégicos que colocam a Galucho a operar numa dimensão mundial.
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Foto: Galucho.

História

1920 - 1940, nascimento e desenvolvimento de uma nova empresa

Um jovem de espírito empreendedor, José Francisco Justino, instala uma oficina de ferreiro em S. João das Lampas, Sintra. Começa por fabricar ferramentas e utensílios para a agricultura. Progressivamente foi fabricando produtos mais sofisticados como alfaias agrícolas de tração animal, carroças e carros de boi.

1940 - 1950, o crescimento

A mecanização agrícola emerge em Portugal e traz novas oportunidades de negócio. José Justino e os seus filhos começaram a reparar e a reforçar as máquinas importadas para a prática da agricultura. As máquinas importadas não estavam adaptadas à dureza dos solos portugueses.

1950 - 1960, as soluções

Em função das necessidades não satisfeitas dos agricultores portugueses, José Justino e seus filhos, com um espírito pragmático, desenvolvem novas soluções de equipamentos agrícolas. As novas soluções, adaptadas à realidade agrícola portuguesa são um sucesso imediato.

1960 - 1970, a fabricação em escala

Os filhos, agora à frente da empresa, investem numa nova fábrica com os melhores meios de produção disponíveis à data. A Galucho especializa-se no fabrico de grades de discos pesadas, uma nova gama de produto desenhada para responder às necessidades dos agricultores nas ex-colónias africanas, especialmente Angola e Moçambique. A Galucho começa a produzir equipamentos em escala para os setores da Agricultura e dos Equipamentos de Transporte, uma nova unidade de negócio.

1970 - 1980, a expansão internacional

A empresa consolida a sua posição na Europa e assume um papel de liderança. Estabelecem-se várias parcerias, sendo que a parceria com os tratores Steyr ajuda a reforçar a presença em África, América Latina, Médio e Extremo Oriente. A Galucho reforça a sua reputação como uma marca de qualidade.

1990 - 2000, abertura da segunda unidade produtiva

Uma nova fabrica é construída em função do aumento da procura dos equipamentos Galucho e da diversificação da gama. Albergaria-a-Velha é o local escolhido para o estabelecimento da segunda fábrica em Portugal.

2000 - 2014, investimentos em novas tecnologias

Investimento avultados são feitos nas infraestruturas das fábricas através da aquisição e instalação de sofisticados meios de produção. Ano após ano, a empresa merece a preferência da maioria dos agricultores portugueses, ao mesmo tempo que cresce em mais de 70 países para os quais exporta.

2014 - 2019, nova geração na gestão

A 3ª e a 4ª gerações assumem a gestão da empresa. Em 2015, a Galucho apresentou uma imagem renovada, um novo logótipo, um novo slogan e uma motivação renovada para expandir e servir os seus clientes ainda melhor. Surge uma nova unidade de negócio: Ambiente. A empresa está a crescer e sente-se confiante em relação aos desafios futuros.

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