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BASF apresenta inovação em melão e melancia com o sabor como caraterística chave

08/07/2021
A multinacional, que lidera o mercado das melancias na Europa, introduziu novos conceitos na sua linha de melão, tais como a gama Pearl que apresenta cantaloupes que mostram o seu ponto ótimo de prontidão para comer, bem como a promoção da sua linha de mini melões pele de sapo para o mercado de exportação, entre outros.
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“A BASF é uma firme defensora do sabor”. Esta foi a afirmação categórica de Enrique Ballester, gestor de contas da BASF para melões, sendo a condição sine qua non para o lançamento de qualquer variedade no mercado pela divisão de sementes agrícolas. Esta condição é seguida por uma maior resistência e “caraterísticas básicas” tais como a produtividade e uniformidade da fruta. Esta filosofia de trabalho pode ser extrapolada para toda a gama de melões e melancias, que a BASF voltou a mostrar numa nova edição do seu Melon & Watermelon Business Trends for Experts, que se realizou entre 30 junho a 7 de julho no centro de I&D da empresa em Cartagena (Murcia).

Nesta ocasião, a multinacional concentrou os seus esforços na introdução dos seus novos conceitos e variedades na gama tradicional de exportação para profissionais do setor, tais como os melões Charentais e cantaloup e a sua mini linha de melão pele de sapo (de Natal), agora num formato de conveniência que se adapta às vendas domésticas.

No que diz respeito aos melões, a BASF está a introduzir a gama Pearl com a qual pretende “fazer a diferença”, de acordo com Ballester, que explica que o seu objetivo é “oferecer aos produtores um sinal inequívoco de prontidão para evitar queixas a nível do retalho, dado que quando o melão chega ao consumidor deve estar no seu ponto ótimo”. Daí que o melão varie de uma tonalidade acinzentada a uma cor creme atraente.

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A multinacional continua também a reforçar a sua gama de melões com polpa magenta com um nova variedade para o início da época de cultivo: a Magverik F1*. Para além da sua rusticidade e resistência ao míldio e aos pulgões, Magverik F1 é muito versátil. “Esta é uma variedade de dupla finalidade, destinada à vende em fresco e ao processamento, graças à sua maior percentagem de matéria seca e à própria caraterística cor da sua polpa, que é cada vez mais procurada para o segmento de corte fresco pré-preparado”.

No que diz respeito aos Charentais tradicionais, este ano, a BASF está a introduzir duas novas variedades: Eclair F1* (para o início da estação) e Torum F1 (para meados da estação). O primeiro destaca-se pelo seu amadurecimento precoce e calibre, e este último pela sua qualidade organolética e resistência ao míldio e aos afídeos.

Novas variedades de melões de Natal

A BASF continua a consolidar a sua gama de mini melões pele de sapo (de Natal) para exportação, nos quais existem dois variedades (Kumara F1* e Kudoru F1*) que cobrem a época de produção espanhola de 1 de junho a 30 setembro, bem como a contra-época no Brasil, que vai de 1 de outubro a quase tão tarde como março. Esta linha adapta o arquétipo do melão espanhol [e português] a um formato mais conveniente, que é ideal para o mercado de exportação, e mesmo para o mercado interno, agora que as pequenas unidades familiares pequenas são a norma. A adaptação conseguiu reter todo o sabor a melão de Natal.

A gama tradicional de melões de Natal foi aumentada para La Mancha com Rockero F1*, um melão saboroso com polpa estaladiça e um muito bom desempenho pós-colheita. “Tem um sabor comercialmente atrativo, calibre de 3-3,5 quilos”, explica José Ramón Naranjo, especialista de vendas de Melão da BASF, que reitera o seu sabor único: “Tem um paladar diferente, estaladiço, mas com muito sabor, intensidade, e um bom nível de açúcar”.

Líderes no mercado das melancias

BASF é sinónimo de sabor em melancias. "É a nossa marca registada", confirma Pere Montón, gestor de conta de Melancia, acrescentando que apesar de ter alcançado os mais altos padrões no mercado, “continuamos a trabalhar na introdução de novas variedades para ir ao encontro das tendências atuais do mercado”.

A este respeito, Montón explica que “a nossa base de sabor vem da nossa gama de variedades para venda em fresco”, com referências tais como Boston F1, Bengala F1, Fashion F1, Style F1 e Stellar F1. A partir de esse ponto de partida, a BASF elevou a fasquia e lançou a sua gama Gem no mercado (Sun Gem F1 e Moon Gem F1), destinada a projetos de marca própria de topo de gama e consumidores “que procuram uma experiência sensorial e uma refrescante explosão de sabor com uma sensação diferente na boca”.

Nas suas versões mini e midi, e mais uma vez sem perder sabor, as variedades em oferta incluem Premium F1, Kaori F1 e Frilly F1, além de Hiromi F1 e Kalanda F1, atualmente em fase de expansão.

Dupla finalidade e processamento

A BASF foi pioneira na introdução no mercado das chamadas variedades de “dupla finalidade”, ou seja adequadas tanto para venda em fresco como para processamento. A empresa antecipou assim o enorme aumento na venda de quartos e meias porções no mercado interno, sem renunciar às melancias com o calibre ótimo para o mercado de venda em fresco. Bazman F1 e Harmonium F1 são as suas referências neste segmento.

Finalmente, com o objetivo de assegurar que “os clientes de cortadas em fresco desfrutem exatamente da mesma qualidade que os clientes de fresco compradores de melancias”, a BASF está a desenvolver uma nova linha de melões ultra-firmes e enxaguados, certificando-se em manter a cor vermelha profunda. A Nun 31707 WMW F1* é a primeira variedade comercial, mas não irá certamente ser a última, dado que já existem outras duas em preparação.

A BASF está assim a adaptar a sua já vasta gama de melões e melancias às novas tendências do mercado sem renunciar ao sabor, com o único objetivo de oferecer aos consumidores um produto saudável, atrativo e alimentar sustentável e, ao mesmo tempo, garantindo a repetição dos negócios.

* Concedido o registo pela APC e no processo de candidatura para inclusão no Catálogo Comum de Variedades Vegetais da CE.

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