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Estabiliza a combinação trator-reboque em declives e superfícies escorregadias

CLAAS disponibiliza travagem automática para reboque nos tratores ARION CMATIC

Redação Interempresas / Tierras / Agriterra09/07/2021

A CLAAS está a lançar uma função de travagem automática do reboque em linha para o ARION 500/600 com caixa de velocidades CMATIC e travões pneumáticos para ajudar o condutor em situações difíceis.

O travão automático do reboque está agora disponível e pode ser adaptado aos ARION 500/600 CMATIC, fabricados desde 2020...
O travão automático do reboque está agora disponível e pode ser adaptado aos ARION 500/600 CMATIC, fabricados desde 2020.

O novo “travão automático de reboque” opcional para os tratores CLAAS ARION com transmissão CMATIC estabiliza a combinação trator-reboque em declives e superfícies escorregadias para evitar o risco de curvatura, e inclui uma série de caraterísticas de conforto adicionais.

Por exemplo, ao conduzir reboques pesados em descidas ou ao trabalhar com enfardadeiras, bem como combinações enfardadeiras/embaladoras ou pulverizadores de reboque em terreno inclinado. Quatro novas funções estão disponíveis para ajudar o condutor em situações adversas. O sistema ativa automaticamente os travões pneumáticos do reboque assim que são exercidas forças críticas sobre o trator, o que pode fazer deslizar o reboque. O sistema funciona através da utilização de sensores na transmissão para registar o binário do motor e as cargas de transmissão que passam pela parte do propulsor.

Ativação automática na travagem

O condutor pode aumentar a ação de travagem do reboque enquanto conduz, puxando para trás a alavanca de transmissão em modo automático ou o DRIVESTICK. Isto aumenta a travagem, reduzindo a relação de transmissão e aumentando a velocidade do motor para igualar a velocidade de avanço. Para uma desaceleração máxima, o travão pneumático engata automaticamente para reduzir a velocidade de avanço do reboque para corresponder à combinação trator-reboque. Além disso, o sistema ativa automaticamente os travões pneumáticos do reboque assim que são exercidas forças críticas sobre o trator.

A função de retenção automática do reboque também pode ser utilizada com velocidades de controlo de cruzeiro ativas até um máximo de 20 km/h. Em declives suaves e com cargas leves, a velocidade de cruzeiro é mantida automaticamente através da ativação dos travões pneumáticos do reboque; em declives íngremes e com cargas pesadas, o excesso da velocidade de cruzeiro definida é reduzido. Esta função pode ser utilizada quando se trabalha em declives com enfardadeiras retangulares ou pulverizadores de culturas de transição, proporcionando um enorme aumento da segurança, bem como uma redução significativa da carga de trabalho do condutor.

Para maior comodidade, o reboque automático com travões também ajuda a inverter reboques, vagões de forragem e enfardadeiras, ativando a ação de travagem assim que o condutor inicia uma mudança de direção, utilizando a alavanca de marcha-atrás ou o botão na alavanca de controlo CMOTION. Esta função também protege a cobertura. A ação de travagem pulsante evita eficazmente o sobreaquecimento com a assistência automática de travagem.

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