A Jovagro realizou um ensaio de produção de cenoura de janeiro a maio deste ano na Península de Setúbal, com o protocolo Inovabio, com os objetivos de avaliar a sua performance com a variedade Excelso. Os resultados foram muito positivos: mais (+25%) produção, a um custo três vezes inferior e sem infeções por nemátodos.
Objetivos do Ensaio
• Proteção contra fungos de solo e bactérias
• Proteção contra cercosporiose
• Crescimento e calibre
Protocolo Inovabio
• Rasei: 5Kg/ha sementeira + 3Kg/ha
crescimento da raiz
• Hydracup: 2L/ha emergência
• EnerPlus: 1Kg/ha crescimento da raiz
Testemunha
• Trichoderma harzianum (1.5 x 108 esporos/g): 25Kg/ha sementeira
• Trichoderma harzianum (1 x 109 esporos/g): 5Kg/ha duas aplicações
Ocorreram 12 momentos de observação e recolha de dados, desde 7 de janeiro a 22 de abril. Na primeira observação notou-se um maior desenvolvimento radicular e vegetativo do campo Inovabio. A 21 e 28 de janeiro continuou-se a notar mais vigor no nosso campo, colo da planta mais forte, mais grosso. A 4 de Fevereiro notou-se que o campo Inovabio estava mais homogéneo, as plantas manifestavam um crescimento mais uniforme. A 11 de Fevereiro já era notório superior desenvolvimento da parte vegetativa.
A partir deste momento ambos os campos progrediram consistentemente, sendo que a diferença mais notória estaria na homogeneidade do campo Inovabio.
Resultados
A colheita teve lugar a 04/05/2021 e foram colhidos três metros lineares em ambos os campos, pesados e selecionados para retirar o refugo.
Existe uma diferença de produção de 14,5 ton/ha, existindo, portanto +25% de produção no protocolo Inovabio.
Apesar do protocolo Inovabio apresentar +25% de produção efetiva, para o produtor representou ainda uma poupança uma vez que este protocolo custa aproximadamente três vezes menos do que o protocolo concorrente.
Conclusões
Conclui-se com este ensaio, através da implementação do protocolo Inovabio foi possível obter significativamente mais (+25%) produção de cenoura da variedade Excelso, a um custo três vezes inferior.
Também se constatou que, apesar do campo onde foi executado o protocolo Inovabio ter um historial de nemátodos, não foram encontradas infeções.