Camix® é um herbicida desenvolvido pela Syngenta para controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas na cultura do milho, com aplicação em pré-sementeira (com incorporação), pré e pós-emergência precoce.
Camix® é composto por duas substâncias ativas herbicidas complementares, o S-Metolacloro e a Mesotriona, e por um protetor da cultura, o Benoxacor. Esta combinação confere ao Camix® um amplo espectro de ação – incluindo sobre as principais espécies de infestantes que afetam a cultura do milho – e uma excelente seletividade em todas as variedades e ciclos FAO de milho.
A Mesotriona é rapidamente absorvida pelas folhas, raízes e rebentos. Transloca-se pelo xilema e pelo floema e distribui-se rapidamente por toda a planta. O S-Metolacloro é absorvido pelo caule e pela raiz. As gramíneas são em geral mais sensíveis quando o herbicida é absorvido pelo caule em emergência, sobretudo quando isto ocorre na zona do nó coleoptilar. A absorção pelas raízes também contribui para danificar o caule.
Camix® é uma formulação líquida única, com um amplo período de aplicação e tipos de usos, que lhe permite adaptar-se a todas as situações da cultura do milho:
• Em pré-sementeira, com incorporação através de uma gradagem (5 cm no máximo);
• Em pré-emergência da cultura e das infestantes;
• Em pós-emergência precoce do milho e em pré-emergência das infestantes ou quanto estas começam a emergir;
• Em pós-emergência precoce do milho e das infestantes, sempre que estas não ultrapassem o estado de 2-4 folhas, quando a flora dominante for composta por dicotiledóneas.
O seu espectro de ação inclui as principais infestantes presentes na cultura do milho, incluindo algumas das consideradas difíceis: beldroega (Portulaca oleracea)*, juncinha (Cyperus esculentus)**, bredo (Amaranthus blitoides), catassol (Chenopodium album), erva-moira (Solanum nigrum), malvão (Abutilon theophrasti), milhã-amarela (Setaria glauca)*, milhã-digitada (Digitaria sanguinalis), milhã-pé-de-galo (Echinochloa crus-galli), milhã-verde (Setaria viridis)*, figueira-do-inferno (Datura stramonium), milho-paínço (Setaria italica)*, moncos-de-perú (Amaranthus retroflexus), mostarda-dos-campos (Sinapis arvensis), mal-casada (Polygonum lapathifolium), erva-pessegueira (Polygonum persicaria), pega-saias (Setaria verticillata)*, sempre-noiva (Polygonum aviculare).
Camix® controla também as populações de infestantes típicas do milho que demonstraram resistência às triazinas em Portugal: Amaranthus retroflexus, Chenopodium album e Solanum nigrum.
A dose de aplicação pode variar entre 3 e 3,75 l/ha, dependendo das infestantes alvo, do seu estado de desenvolvimento, condições de aplicação e da estrutura do solo.
Para obter o máximo potencial do Camix® é necessária uma boa preparação do terreno; aplicar com o solo em boas condições de humidade. Os resultados são melhores se chover ou for feita uma rega nos dez dias posteriores à aplicação (15-20 l/m²).
No caso de previsão de condições secas ou para controlo da junça, o Camix® pode ser incorporado através de meios mecânicos antes da sementeira. Aplicar com um volume de calda entre 200 e 400 l/ha.
*Estas espécies só são suscetíveis se o herbicida for aplicado antes da emergência das infestantes.
** Infestante moderadamente suscetível (na dose de 3,75 L/ha).
A tecnologia CALLISTO extrai todo o potencial da Mesotriona da Syngenta
O Camix® é formulado com a tecnologia CALLISTO, através da qual os agricultores conseguem todo o potencial da mesotriona devido a:
• Tecnologia avançada aplicada à formulação, que previne o entupimento dos bicos;
• Ótima vida útil (dois anos), em quaisquer condições de armazenamento do produto;
• Fácil manuseamento e janela de aplicação flexível;
• Controlo das infestantes consistente e duradouro.