Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Revista Agriterra é media partner do evento

Está a chegar o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos

Redação Agriterra03/05/2021

Evento irá ter lugar online nos dias 21 e 22 de maio.

Imagen

A produção de pequenos frutos em Portugal registou um aumento quase exponencial, nos últimos dez anos, com tecnologias de produção muito diferentes em função do território e das culturas.

A produção intensiva em substrato também aumentou muito rapidamente, o que obriga à implementação de novas metodologias que devem ser divulgadas e discutidas para uma melhor utilização sustentável dos recursos.

Em simultâneo estarão disponíveis, em salas paralelas:

  • todas as comunicações na forma de painel para visualização e colocação de perguntas por parte dos participantes aos autores. No final do dia terá lugar a sessão de painéis, durante a qual será selecionada uma pergunta para cada painel e respondia no momento pelos autores.
  • e ainda, as sessões de patrocinadores em que será permitido às empresas que apoiam o colóquio interagirem com os participantes demonstrando e promovendo os seus produtos.

Na sequência dos eventos anteriores irá realizar-se nos dias 21 e 22 de maio, o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, uma organização conjunta do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional-Centro de Competências (COTHN-CC).

Este Colóquio tem como tema central 'A sustentabilidade da Produção de Pequenos Frutos' e desenrolar-se-á online. Os temas abordados serão:

  • Material Vegetal e Tecnologias de Produção
  • Rega, Fertilização e Sustentabilidade
  • Qualidade, Pós-colheita e Saúde Humana
  • Sanidade Vegetal
  • e uma sessão especial dedicada aos resultados do Grupo Operacional 'Competitive South Berries'.
Imagen

No segundo dia, durante o período da manhã, decorrerá a mesa redonda cujo tema é 'A (in)sustentabilidade da Produção de Pequenos Frutos', que conta com um painel de peritos universitários, Mário Reis da Universidade do Algarve, Henrique Ribeiro da Universidade de Lisboa e Susana Carvalho da Universidade do Porto.

Integram também esta Mesa, Luis Pinheiro em representação da organização de produtores Lusomorango, Carla Lúcio a Associação de Beneficiários do Mira e Gonçalo Freitas a DGADR - Ministério da Agricultura.

O período da tarde está reservado às visitas técnicas virtuais sobre a cultura do morangueiro na tecnologia tray, sobre a cultura da framboesa na tecnologia long-cane e por fim sobre a cultura do mirtilo.

Serão exibidos três curtos filmes sobre cada cultura/tecnologia seguidos de debate com técnicos de empresas líderes no setor.

A realização do colóquio no formato digital é um grande desafio para a organização, esperando-se que seja um evento com igual sucesso às edições anteriores.

"O nosso principal objetivo é, e será sempre, o de centrar a discussão nos avanços técnicos e científicos que se têm verificado no setor e dá-los a conhecer a todos os que se dedicam a este ramo da horto-fruticultura, nomeadamente aos produtores, técnicos e consultores da fileira. Será um espaço amplo de discussão e partilha", salienta a organização.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial