Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Foram valorizadas soluções destinadas a melhorar a saúde, segurança e condições de trabalho dos produtores

SIMA 2021: 12 medalhas e três prémios especiais

Ángel Pérez28/04/2021
Os Prémios Inovação deste ano do SIMA, a feira francesa que irá realizar a sua próxima edição de 6 a 10 de novembro de 2022 em Paris, já conhecem os seus vencedores.
A cerimónia virtual onde foram anunciados os vencedores realizou-se a 22 de abril

A cerimónia virtual onde foram anunciados os vencedores realizou-se a 22 de abril.

Embora a próxima edição do SIMA só se realize em novembro de 2022, este ano os Prémios Inovação foram organizados em formato digital, com um grande número de empresas a concorrer. Dois meses após o anúncio dos 40 finalistas, foram anunciados os vencedores em cada uma das quatro categorias, bem como três prémios especiais.

Como explicou o presidente do júri, a digitalização é já quase um elemento comum entre as inovações apresentadas, mas as funções inovadoras que proporciona são cada vez mais valorizadas. De facto, já é frequentemente utilizada em dispositivos que visam melhorar a saúde, a segurança e as condições de trabalho dos produtores. Christian Huyghe salientou os esforços de muitos fabricantes para reduzir os riscos de acidentes e MSDs (perturbações músculo-esqueléticas), melhorando o conforto na utilização de máquinas.

Outra tendência refletida nos Prémios SIMA Inovação 2021 está relacionada com a precisão das aplicações, a qualidade do trabalho, a proteção ambiental e a transição agroecológica. Também aqui a digitalização desempenha um papel decisivo, uma vez que contribui para a melhoria dos equipamentos e processos e é combinada com outras inovações.

Os vencedores dos prémios foram os seguintes:

Medalha de Ouro para este robô semeador

Medalha de Ouro para este robô semeador.

Categoria 1: Solos e culturas

  • Medalha de Ouro. SMART GUIDE SYSTEMS: Smart-Apply Intelligent Spray Control System. Sistema de pulverização baseado em LiDAR que identifica com precisão a densidade da copa das árvores e da folhagem. Controla individualmente até 20 bicos de cada lado, enquanto digitaliza 120.000 pontos por segundo com uma precisão de 5 mm por varrimento. O sistema também exibe a área tratada e conta com a tecnologia do Google Maps para evitar sobreposições.
  • Medalha de Prata. SULKY: Controlo de velocidade. Tecnologia para adaptar a linha de espalhamento de acordo com a velocidade de deslocação, uma solução específica para espalhadores suspensos, diferente de outras baseadas na modulação da dose, por secções ou mesmo com distribuição nas bordaduras.
  • Medalha de Bronze. STECOMAT: Farmdroid FD20. Robô semeador com um sistema versátil de perfuração e monda mecânica através da localização exata da semente, sem necessidade de elevação subsequente da cultura, oferecendo uma área de trabalho consistente.
A New Holland ganhou um dos prémios pela integração do sensor de infravermelhos próximos (NIR) nas suas ceifeiras

A New Holland ganhou um dos prémios pela integração do sensor de infravermelhos próximos (NIR) nas suas ceifeiras.

Categoria 2: Da colheita ao armazenamento

  • Medalha de Ouro. DOWNS: Classificador ótico de batatas utilizado durante o armazenamento. Aproveita a inteligência artificial na análise de imagem e oferece a oportunidade de separar os resíduos, mas também de separar o produto de acordo com o nível de qualidade, com condições de trabalho substancialmente melhores para o operador.
  • Medalha de Prata. NEW HOLLAND AGRICULTURE: A integração do sensor de infravermelhos próximos (NIR) permite analisar, registar e mapear a composição das culturas durante a colheita. O seu funcionamento baseia-se na medição da absorção da radiação eletromagnética no NIR. Também é possível melhorar o valor nutricional das variedades de rações e misturar diferentes qualidades de cereais para obter uma certa qualidade e padrões industriais. Ao mapear o nível de proteína no grão pode ver o estado do azoto exportado pela planta e modular o fornecimento de azoto em conformidade. Este sistema utiliza o sensor NIR da New Holland, que é utilizado nas ceifeiras-debulhadoras e ceifeiras de forragem da New Holland para outras funções, tais como a medição da humidade das culturas. De facto, o sensor NIR nas ceifeiras de forragem da New Holland foi certificado pela DLG pela sua precisão na determinação do teor de humidade no milho.
  • Medalha de Bronze. JAVELOT: Venti'Javelot é um dispositivo dedicado ao processo de ventilação durante o arrefecimento de cereais. A sua característica única é a possibilidade de ativação remota a partir de um dispositivo remoto, e também o modo automático. Deteta a temperatura exterior e a temperatura dos grãos em tempo real, e inicia a ventilação no momento apropriado para manter uma armazenagem ótima.

Categoria 3: Pecuária e energias renováveis

  • Medalha de Ouro. KUHN. Misturadora autopropulsionada autónoma Aura com módulo de carregamento de silagem. Este robô não necessita de preparação e atinge um alto desempenho em termos de precisão, localização e segurança, o que significa que a máquina reduz o tempo que o agricultor gasta na alimentação, gerindo a pesagem, mistura e distribuição das rações.
  • Medalha de Prata. BASE. Cogen'Air é um painel solar termovoltaico que produz simultaneamente eletricidade e calor graças a um sistema de recuperação de calor desenvolvido e patenteado pela empresa. O calor é utilizado para secar a forragem e a eletricidade é vendida de volta ao fornecedor relevante ou é autoconsumida. Uma regulação inteligente coordena todo o sistema, para assegurar uma secagem rápida e eficiente, com uma temperatura que pode ser aumentada de 5 a 15° C em comparação com o exterior.
  • Medalha de Bronze. DEGUILLAUME. Reboque basculante de fusão para o transporte de materiais líquidos e sólidos, o que permite aproveitar cada movimento, evitando movimentos vazios, o que facilita uma maior preservação dos recursos, poupança de combustível e redução das emissões de CO2. A máquina tem um fundo duplo estanque e perfurado com divisórias transversais que podem ser implementadas para permitir o transporte seguro de materiais líquidos. As divisórias evitam salpicos e proporcionam estabilidade na estrada. Tem uma capacidade de 56 m³ para ensilagem e 21 m³ para líquidos.
Mapear o terreno enquanto lavra permitiu que a Amazone ganhasse uma das medalhas

Mapear o terreno enquanto lavra permitiu que a Amazone ganhasse uma das medalhas.

Categoria 4: Peças, serviços e eletrónica a bordo

  • Medalha de Ouro. VITIBOT: Controlador VitiDrive, que transforma um motor elétrico convencional numa ferramenta 'inteligente', capaz de se autogerir autonomamente ou através da supervisão de um centro de controlo com informações em tempo real, tais como temperatura, consumo de energia, velocidade, binário, etc. Esta inovação consiste em dispositivos eletrónicos de última geração, componentes e uma caixa de alumínio ultrarresistente (IP66 à prova de água), que aumenta a autonomia operacional, oferecendo a possibilidade de o robô se libertar de situações de bloqueio e de os fornecedores de equipamento vinícola oferecerem acessórios acionados eletricamente adaptáveis tanto a robôs como a sistemas elétricos convencionais ou a tratores diesel. E estes anexos poderiam, portanto, beneficiar de sistemas avançados de monitorização e automatização.
  • Medalha de Prata. AMAZONE: Dispositivo que permite o mapeamento do solo em tempo real durante o trabalho de lavoura com o cultivador Cenius-TX, graças à ligação dos dados do trator, tais como consumo, deslizamento e carga do motor com os fornecidos pela aplicação: profundidade de trabalho, declive e inclinação. Este sistema não utiliza quaisquer elementos de medição adicionais, simplesmente aproveita e liga dados de sensores instalados como padrão na maioria dos tratores, e fá-lo sem demorar muito tempo, uma vez que estas medições são feitas durante as próprias passagens. Utiliza algoritmos de cálculo do Exatrek que pesam a informação e produzem o mapa para uso direto ou mesmo exportá-lo para análise multifactores.
  • Medalha de Bronze. NEW HOLLAND AGRICULTURE: Sistema patenteado de análise de pressão do sistema de peneira que permite aumentar a velocidade da colheita e obter a máxima qualidade. Mede a pressão no sistema de peneiras, acima e abaixo das peneiras e avisa o operador de possíveis sobrecargas. Este novo parâmetro pode ser visto no visor do Intelliview IV. Os sensores de pressão integrados no sistema de limpeza fornecem informação em tempo real e melhoram o controlo da máquina, reduzindo as perdas de grãos.
Um dos prémios especiais foi para a Krone e um sistema incorporado nas enfardadeiras redondas VariPack

Um dos prémios especiais foi para a Krone e um sistema incorporado nas enfardadeiras redondas VariPack.

Prémios especiais

  • Transição agroecológica. ZÜRN HARVESTING/BOUILLÉ CONCEPT: Ceifeira especial de ervas daninhas Special Zürn Top Cut Collection capaz de recolher o material indesejável acima da própria cultura através de um sistema em forma de hélice e correias transportadoras em direção a uma tremonha. Tem motores hidráulicos alimentados pelo próprio circuito do trator e a velocidade de rotação pode ser facilmente ajustada de acordo com o volume colhido ou a velocidade de deslocação. Rodas reguláveis hidraulicamente em altura a partir da cabina para assegurar a estabilidade da máquina. Uma solução que melhora o controlo das ervas daninhas, reduz a contaminação do solo e também torna a biomassa colhida utilizável.
  • Saúde e segurança em condições de trabalho. KRONE FRANCE: Mecanismo de carregamento de bobinas nas enfardadeiras redondas VariPack. Permite que esta ação demorada seja levada a cabo sozinho e sem quaisquer outros acessórios. Reduz grandemente o risco de lesões músculo-esqueléticas e aumenta a segurança, uma vez que não há necessidade de subir uma escada e uma plataforma. Finalmente, aumenta a produtividade, uma vez que a mudança é muito rápida, reduzindo o tempo de paragem.
  • Especial do júri. MSA AUVERGNE / ASFAUVERGNE / JEAN-NOËL ALLARY: Pacotes de formação e educação dirigidos a diferentes perfis profissionais relacionados para o setor agrícola (gestores, empregadores, serviços, condutores de empilhadores telescópicos, agentes de prevenção, formadores, etc.), com o objetivo de cumprir os regulamentos, conhecendo as obrigações envolvidas na utilização das máquinas.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    10/09/2024

  • Newsletter Agriterra

    04/09/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial