BASF Portuguesa, S.A.

Editorial: PAC, a hora de todas as decisões

Redação Agriterra07/04/2021
Leia o Editorial da edição n.º 2 da revista Agriterra.
foto

Portugal, como é sabido, assume durante este primeiro semestre de 2021, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

No quadro europeu, a Política Agrícola Comum (PAC) está no centro das atenções, tendo sido já assumido pelo Governo, nomeadamente, pela ministra da Agricultura, o compromisso de alcançar um acordo em matéria não só de cooperação, como no que respeita às negociações.

É, de facto, crucial a conclusão da reforma da PAC, numa Presidência que o nosso país quer mais social, resiliente, verde e digital e focada no desafio das alterações climáticas e da transição digital, tão importantes nesta futura Política Agrícola.

É bom também lembrar que o Executivo tenciona usar 93 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - atualmente em consulta pública - para dinamizar 100 programas e projetos de investigação e inovação no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030.

Esta verba é decisiva para alavancar o setor agroalimentar nacional, tornando-o mais inovador e resiliente, num momento em que toda a fileira sofre alguns danos colaterais, provocados pela pandemia, e que o País permanece bloqueado pelo Estado de Emergência atual.

Neste sentido, e considerando a importância da futura PAC, pode ler nesta edição, vários trabalhos dedicados ao tema. Ouvimos os vários protagonistas do setor que desenvolvem a sua atividade nas mais diversas áreas do mercado. O que pensam, que de safios temos pela frente e que constrangimentos também podem vir a colocar-se às negociações, são apenas algumas das abordagens. Leia aqui

2021 é mais um ano de provas permanentes para todo o setor agrícola nacional e europeu. Com a maioria das feiras e eventos adiados e/ou cancelados, o digital tem sido a grande linha da frente da promoção das empresas.

Mas, no terreno, a agricultura não para. E tem provado ser um dos setores mais dinâmicos e resistentes. Com isso, a economia portuguesa respira um pouco melhor, mas é essencial que a futura PAC possa dar um “empurrão” importante na solidez dos negócios e empresas, de agricultores e empresários.

Cá estaremos para ajudar todos a promover o melhor que se faz no setor agrícola em Portugal!

Aceda aqui à edição n.º 2 da revista Agriterra.

Se preferir recebê-la em papel, contacte-nos pelo email: geral@interempresas.net.

Agroglobal setembro 2021ADP FertilizantesFNA: Feira Nacional de Agricultura 9 a 13 Junho 21Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Jaba: tradução 4.0VI Colóquio Nacional de produção pequenos frutos 21 - 22 maio 2021 online

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação para o agricultor de Portugal

Estatuto Editorial