Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Ciclo de conferências com participação de especialistas dedicado à sustentabilidade da agricultura nas suas vertentes ambiental, social e económica

Integração social, renovação geracional e coesão territorial são os temas da 3.ª conferência da Lusomorango-Católica

Redação Induglobal05/04/2021
Terceira conferência decorre a 7 de abril, às 16h00.
Imagen

O Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango, maior o rganização portuguesa de produtores da fileira das frutas e legumes, em volume de negócios promovem no dia 7 de abril, pelas 16h00, a terceira sessão do ciclo de quatro conferências dedicadas ao tema 'Visão Estratégica para o Agroalimentar - Conhecer para decidir, Planear para agir'

'Integração Social, Renovação Gera cional e Coesão Territorial é o tema desta terceira conferência que colocará em debate temas como as oportunidades e desafios da integração de migrantes em espaços rurais as s oluções temporárias e permanentes para habitação de trabalhadores agrícolase a importância da fixação de populações e de recursos no espaço rural num mundo em urbanização acelerada e o agroalimentar como motor económico do mundo rural. As políticas de valorização do espaço rural e a discriminação positiva do mundo rural enquanto contribuinte positivo no combate às alterações climáticas a política de Carbono e a valorização da biodiversidade serão também temas em foco no terceiro momento desta iniciativa.

Em reflexão estarão ainda a responsabilidade social das empresas e o papel do setor agroalimentar na componente social e de solidariedade a promoção do emprego, do crescimento, da igualdade de género, da inclusão social e do desenvolvimento local nas zonas rurais e, ainda, a capacidade de atração dos jovens agricultores como fator facilitador para o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais.

A sessão contará com a participação de Philip Martin, Professor Emérito de Economia Agrícola e de Recursos na Universidade da Califórnia, em Davis como keynote speaker e com a apresentação do Programa de Filantropia da Reiter Affiliated Companies (representada por Ysssel Barajas, diretora de recursos humanos da RAC.

Do programa consta ainda uma mesa redonda que reunirá Sónia Pereira, Alta Comissária para as Migrações Inês Santos, Relações Externas e Empresariais da Mercadona, Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos e de Mercedes Jaffé, Diretora de Iniciativas Sociais e Ambientais para a Europa e África na Driscoll’s

Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir

Este ciclo de conferências versará sobre os temas associados à agricultura portuguesa no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia e pretende reunir especialistas nacionais e internacionais num debate plural e aberto sobre a inovação e transição digital e a sustentabilidade da agricultura nas vertentes ambiental social e económica.

O contexto criado pelo Pacto Ecológico Europeu e pela Estratégia do Prado ao Prato consubstancia a oportunidade destes encontros que têm como objetivo participar na construção de caminhos e soluções que façam da Presidência Portuguesa um marco importante na Política Agrícola Comum.

Estas conferências pretendem ser um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar no contexto europeu servindo ainda como apoio à orientação dos processos de decisão e ação por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada rumo a uma Europa mais verde, resiliente e bem preparada.

Como potenciar a economia do agroalimentar compatibilizando todos os valores e condicionantes envolvidos e c omo usar a inovação e a tecnologia para mais produção, com menos impacto e uso de recursos, de forma estável e previsível, permitindo a realização de investimentos e atração de capital estrangeiro são algumas das questões para as quais esta iniciativa pretende encontrar respostas.

Este ciclo de conferências é uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa e da Lusomorango em parceria institucional com a CAP, PortugalFoods, Portugal Fresh, COTHN e AHSA com o apoio do Millenium BCP.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial