Informação profissional para a agricultura portuguesa

A produção de composto para a agricultura na Lipor

Lipor04/03/2021

A Lipor, na sua Central de Valorização Orgânica, aproveita os resíduos biodegradáveis criteriosamente separados na origem transformando-os em corretivo agrícola orgânico 100% natural.

Imagen

O processo de compostagem é feito em túnel fechado e parâmetros como temperatura, humidade e oxigénio são monitorizados para permitirem que os microrganismos façam a decomposição dos resíduos orgânicos.

A Central de Valorização Orgânica tem capacidade para tratar 60.000t podendo produzir até 20.000 t de produto final. A qualidade, quer na seleção criteriosa da matéria orgânica, quer ao nível do composto produzido, assume particular importância para a viabilidade e sucesso de todo o projeto.

O Nutrimais (composto para agricultura) é o resultado final podendo ser adquirido em cooperativas agrícolas e em comércio de fatores para a produção agrícola de norte a sul do país.

A qualidade e seleção da matéria-prima e todo o controlo do processo de fabrico permitem a colocação no mercado do Nutrimais para agricultura biológica estando o produto certificado pela Sativa para poder ser utilizado no modo de produção biológico.

A aplicação de Nutrimais melhora a estrutura dos solos tornando-os fofos e aveludados, aumenta a fertilidade, retém os nutrientes e a água, melhora o arejamento e evita a lixiviação e a erosão. Também nas plantas os benefícios da aplicação do Nutrimais são visíveis promovendo um maior crescimento das raízes, reduzindo a ocorrência de doenças.

Embora a principal função da matéria orgânica não seja o fornecimento de substâncias nutritivas, o Nutrimais de uma forma equilibrada fornece um conjunto de nutrientes que as plantas necessitam de forma equilibrada, libertando-os lentamente ao longo de um largo período.

Esta é uma estratégia clara em que a valorização de recursos/ resíduos demonstra bem o potencial dos resíduos na sua transformação em novos produtos a colocar no mercado. Não desperdice este potencial!

Consulte-nos para o ajudar a definir as melhores estratégias de tratamento e valorização dos resíduos produzidos na região que representa. Transforme o potencial dos resíduos numa oportunidade de negócio.

Veja os testemunhos dos nossos clientes, aqui.

Aceda também à Feira Virtual Nutrimais na revista Agriterra.

Empresas ou entidades relacionadas

LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial