Informação profissional para a agricultura portuguesa

O que pensam os agricultores do NUTRIMAIS?

Filipa Teixeira | Gestora Comercial NUTRIMAIS01/03/2021

O NUTRIMAIS - Corretivo Agrícola Orgânico produzido na Central de Valorização Orgânica da Lipor, é obtido a partir de matéria-prima criteriosamente selecionada proveniente de circuitos de recolha de orgânicos específicos dos municípios associados da Lipor: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde.

As melhores referências são, sem dúvida, obtidas através dos seus utilizadores e, como tal, quisemos aferir o que pensam os nossos agricultores do NUTRIMAIS.

MC Rabaçal & Aragão

Imagen

Tem sede em Alfândega da Fé e possui cerca de 100 ha de olival extensivo, 40 ha de amendoal tradicional e 19 ha de vinha. O regime de produção adotado para o Olival e para o Amendoal é o Modo de Produção Biológico (MPB) e a Vinha em Modo de Produção Integrada (PRODI).

“Quisemos conhecer a fábrica que produz o NUTRIMAIS e os seus produtos: encontrámos o que procurávamos, matéria orgânica feita à nossa medida: certificada para o MPB e para agricultura em regime PRODI”, afirma a empresa, acrescentando: “os resultados foram super satisfatórios, de tal forma que, na nova plantação de 45 ha de olival, adquirimos cerca de 1.100 toneladas para espalhar nos solos. Nesta plantação, o NUTRIMAIS vai ter duas funções: nutrir os solos e torná-los mais porosos para serem mais fáceis de trabalhar”.

Soresa

Imagen

É uma empresa de cariz familiar nascida da fusão de três famílias próximas com longo passado na produção agrícola na região de Trás-os-Montes. A área de produção ronda os 50 hectares onde produz essencialmente azeitona, castanha e amêndoa.

“Era do nosso conhecimento que a LIPOR tem uma ligação e aposta na agricultura biológica há já alguns anos”, refere a empresa. “Os resultados obtidos com a aplicação do NUTRIMAIS para agricultura biológica são satisfatórios. Notamos um aumento considerável da matéria orgânica do solo e a nível microbiológico percebemos também melhorias notáveis, que resultam no aumento da sua fertilidade”, considera.

Rui Freitas

Imagen

É produtor de amêndoa na freguesia de Rio Torto, no concelho de Valpaços. Em 2015, quando iniciou a plantação, foi aconselhado pelos serviços técnicos da Agromontenegro a utilizar o NUTRIMAIS na instalação no seu amendoal, uma vez que a análise ao solo acusou teores de matéria orgânica baixos.

Aplicou NUTRIMAIS na instalação e constatou que a estrutura do solo melhorou significativamente: o NUTRIMAIS garante um armazenamento da água e também a retenção dos nutrientes. “Com a aplicação do NUTRIMAIS reduzi a aplicação de outros adubos químicos pois verifiquei que com estas aplicações regulares conseguia suprir as necessidades nutricionais das amendoeiras, reduzindo os custos na aquisição de fatores para a sua produção”, diz o produtor.

Luís Barroso Batista

Imagen

É produtor de amêndoa na Aldeia de Lilela, freguesia de Rio Torto, concelho de Valpaços. Possui cerca de 25 hectares de amendoal extensivo. Para além de produtor de amêndoa, é também um olivicultor de referência na região, tendo cerca de 112 hectares em produção, presidindo à Assembleia-Geral da Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços.

“Comecei por fazer uma aplicação do NUTRIMAIS em pequena quantidade, aconselhado pelo meu distribuidor de produtos agrícolas, a Agromontenegro. Como os resultados superaram as minhas expectativas, comecei a fazer o reforço e a aquisição do NUTRIMAIS granulado para a aplicação na minha exploração agrícola. Considero que o NUTRIMAIS é um produto com uma boa relação qualidade/preço no qual confio porque me garantiu resultados muito positivos. Sou cliente NUTRIMAIS desde 2015”, explica Luís Barroso Batista.

Lino Manuel Eira Sampaio

Imagen

Produtor de castanha Judia em Carrazedo de Montenegro. Tanto o avô, como o pai trabalharam sempre em castanhas. “Hoje tenho 40 hectares de área, 4.000 castanheiros, com várias ajudas, da família, dos que trabalham comigo e do contacto com várias instituições que me têm ensinado a retirar o melhor da terra e dos castanheiros”, conta, adiantando: “com a aplicação do NUTRIMAIS noto que os castanheiros estão a ter maior rentabilidade, porque estimula e melhora as características do solo, as castanhas são melhores e quando assim é, o agricultor fica satisfeito”.

Quinta da Carmen

Imagen

É uma exploração agrícola em Carrazeda de Ansiães, que se dedica à produção de maçã. Luís Meireles, juntamente com o seu sócio e irmão, Sérgio Meireles, produz cerca de 900 toneladas de maçã de diferentes variedades. Cerca de 25 % das maçãs produzidas são exportadas para o Brasil, Dubai, Angola, entre outros países, sendo a restante produção encaminhada para diferentes entrepostos do território nacional.

“Os nossos solos são pobres em matéria orgânica, sendo fundamental fazer aplicações regulares para poder melhorar as características físicas e químicas do solo. Uma das razões pela escolha na utilização do NUTRIMAIS nos nossos pomares é porque o consideramos um produto de qualidade e com teor em metais pesados muito baixo, requisito fundamental para podermos ter a nossa produção certificada pelo GLOBALGAP”, salienta o produtor.

Nuno Rapazote

Imagen

É licenciado em Educação Física e produtor de azeitona, com cerca de 30 hectares de área cultivada. Os solos transmontanos são muito pobres e teve a necessidade fazer algumas correções para melhorar as suas características físicas, químicas e biológicas.

Fez a sua pesquisa de mercado e, no início, teve algumas dúvidas pois achou que o NUTRIMAIS era um produto feito à base de resíduos indiferenciados. Mas optou pela aquisição do NUTRIMAIS, para o seu olival tradicional transmontano, pela relação qualidade-/ preço do produto, pelo baixo teor em metais pesados e pelo rigor analítico (uma vez que as análises laboratoriais são feitas em laboratórios independentes e nacionais).

Agradecemos a todos os clientes que utilizam NUTRIMAIS. O vosso contributo tem sido a chave do sucesso. Prometemos estar sempre presentes dando continuidade ao nosso percurso e apresentando sempre soluções à vossa medida, nunca esquecendo os valores pelos quais nos pautamos: Rigor, Qualidade, Sustentabilidade e Inovação!

Saiba mais em: https://nutrimais.pt/ e em: https://www.lipor.pt/pt/

Agradecemos a todos os clientes que utilizam NUTRIMAIS. O vosso contributo tem sido a chave do sucesso. Prometemos estar sempre presentes dando continuidade ao nosso percurso e apresentando sempre soluções à vossa medida, nunca esquecendo os valores pelos quais nos pautamos: Rigor, Qualidade, Sustentabilidade e Inovação!

Empresas ou entidades relacionadas

LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial