A Valtra celebra o seu 70º aniversário com os olhos postos no futuro da digitalização e agricultura de precisão, acreditando que as soluções inteligentes serão a pedra angular do crescimento.
A Valtra está a comemorar os seus 70 anos e a olhar para a digitalização e agricultura de precisão, acreditando que as soluções inteligentes serão a pedra angular do crescimento.
“Os desenvolvimentos que começaram há 70 anos permanecem e continuam a melhorar. Graças ao trabalho persistente de desenvolvimento de produtos, os nossos tratores atingiram a sua quinta geração. Os nossos clientes esperam agora soluções inteligentes da Valtra”, disse Jari Rautjärvi, Vice-Presidente e CEO, numa conferência de imprensa que se realizou online a 29 de janeiro.
A empresa está a investir fortemente na fábrica Suolahti, na Finlândia, com um novo centro logístico que acabou de abrir e na construção de uma oficina de pintura, que terá início no próximo verão, anunciou Rautjärvi.
Jari Rautjärvi, Vice-presidente e CEO da Valtra.
Ao longo de 2021, a multinacional finlandesa celebrará o aniversário de diferentes formas. A sua história começou em 1951, então conhecida como Valmet, quando iniciou a produção em série de tratores em Jyväskylä, Finlândia.
O primeiro modelo foi o Valmet 15, com apenas 15 cv, concebido para substituir um cavalo de uma pequena exploração agrícola.
Desde então, o foco no cliente tem sido o ponto de partida para o desenvolvimento de novos produtos. Houve momentos-chave, como em 1990, quando introduziu o sistema de encomendas ao cliente, o que significou que nenhum trator foi construído para stock, mas que cada unidade foi atribuída ao seu cliente específico.
Esta estreita relação foi instrumental na quarta geração de tratores e no premiado braço de apoio SmartTouch. Hoje em dia, este foco do cliente pode ser visto na vasta gama de acessórios e opções disponíveis, bem como no Estúdio Ilimitado, onde 1 em cada 3 tratores produzidos na fábrica da Suolahti são agora adaptados às especificações exatas exigidas.
No entanto, os maiores avanços no desenvolvimento tiveram lugar nos últimos dez anos e é claro para a empresa nórdica que, nos próximos anos, a digitalização e a agricultura de precisão irão mudar significativamente a agricultura. O Pacto Verde da UE, as normas ambientais globais e as mudanças climáticas e agrícolas são, para a marca, novos desafios que irão mudar a vida dos agricultores.
“As reduções nos fertilizantes e pulverizações e a necessidade de melhorar a produtividade do solo são motores da agricultura de precisão que, por sua vez, melhoram a rentabilidade”, sublinhou o Vice-Presidente de Marketing e Vendas.
“Os nossos clientes precisam de máquinas inteligentes e de uma transferência de dados sem falhas entre máquinas e software de gestão agrícola”, continuou Mikko Lehikoinen. “As soluções Valtra, tais como SmartTouch, Guia Valtra de orientação automática e serviços agrícolas inteligentes, tais como Valtra Connect, ajudam os agricultores a alcançar estes objetivos. A proporção de soluções inteligentes está a aumentar rapidamente e a Valtra está na vanguarda deste movimento”.
O pessoal de vendas e serviços da Valtra está a trabalhar com novas ferramentas digitais que melhoram a experiência do cliente e com as quais os concessionários podem agora contornar as necessidades de serviço de tratores, ativar serviços agrícolas de precisão à distância ou configurar um trator com opções de serviço e financiamento adaptadas às necessidades exatas da exploração", disse Lehikoinen.
A introdução das novas ferramentas digitais começou em alguns concessionários Valtra selecionados na Alemanha, França e Grã-Bretanha em 2020 e o desenvolvimento e implementação das ferramentas em toda a Europa continuará este ano, afiançou.