“Hoje, no inÍcio dos trabalhos do trílogo, relativo ao regulamento dos planos estratégicos, entre Conselho, Comissão e Parlamento Europeu, manifestei total disponibilidade, empenho e cooperação nos próximos meses para o êxito destas tão importantes negociações”, afirma a ministra numa curta declaração na sua página de Facebook.
Recorde-se que, recentemente, a ministra já tinha dito que, durante o primeiro trimestre, Portugal tentará facilitar um acordo entre as instituições sobre os três regulamentos que compõem a reforma: o dos Planos Estratégicos Nacionais, o da organização comum dos mercados e o da regulação do financiamento da ajuda. “Gostaríamos de ter um acordo até abril para que possamos continuar o trabalho depois”, disse Maria do Céu Antunes, citada pela agência EFE, recentemente.
A ministra sublinhou a importância de promover uma agricultura mais ecológica e de alcançar uma autonomia estratégica, também no domínio da agroalimentar. Na transição para uma agricultura mais ‘verde’, Portugal apoia a produção biológica, afirmou a ministro, que também mencionou a necessidade de compensar os agricultores pelos seus esforços para ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas.
Conteúdo relacionado