No entanto, muitos cafeicultores vivem na incerteza, pelo facto de a saúde das suas plantações e os seus rendimentos estarem sob ameaça permanente. Por essa razão, a Nestlé lançou há dez anos o Nescafé Plan, precisamente para melhorar a vida destes agricultores, produtores de café.
Dez anos volvidos, a Nestlé apresenta os resultados do seu trabalho em prol dos cafeicultores e mostra a forma como o seu plano de apoio ajudou a melhorar o seu rendimento, a reduzir o impacto ambiental das suas plantações e fábricas, contribuindo, simultaneamente, para aumentar o bem-estar das comunidades rurais em muitos países, como o Brasil, a Colômbia, a Costa do Marfim, o Quênia, o México, as Filipinas ou o Vietname.
Na soma dos dez anos de atividade a Nestlé investiu CHF 350 milhões no Nescafé Plan e com base no progresso que conseguiu fazer ao longo de uma década a Nestlé anunciou hoje o seu compromisso de aumentar impacto do seu trabalho na promoção da sustentabilidade.
Philipp Navratil, Vice-Presidente e Diretor da Beverages Strategic Business Unit da Nestlé, afirma que, "em conjunto com os nossos parceiros e 230 agrónomos da Nescafé melhorámos a eficiência e as práticas agrícolas nas plantações, permitindo que os cafeicultores obtivessem um preço premium pelo café cultivado de forma sustentável".
Acrescenta ainda que: "diversificámos as fontes de rendimento destes agricultores para reduzir a sua dependência das monoculturas e torná-los mais resilientes. Não vamos parar por aqui. Os nossos programas evoluirão para melhores condições sociais das plantações de café e em todas as estruturas que as rodeiam. Redobraremos os nossos esforços em defesa dos direitos dos trabalhadores, da proteção infantil e da capacitação dos jovens e das mulheres”.
O compromisso da marca Ñescafé é ter, em 2025, 100% do seu café de origem responsável, produzido por um grupo de produtores identificado.
O café é verificado ou certificado por organizações independentes. Através deste plano, a Nescafé reduzirá e removerá as emissões de carbono nos locais onde adquire café e em todas as suas operações.
A marca utilizará também embalagens ecológicas. Estas são etapas concretas que, entre muitas outras, ajudam a Nestlé a atingir o seu compromisso de ter 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025 e também a sua ambição e compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050.
Neste projeto a Nestlé tem como parceira a Rainforest Alliance que avalia todas as atividades nas regiões produtoras de café em todo o mundo para garantir que estas impactam positivamente a vida dos agricultores.
A Rainforest Alliance monitoriza regularmente a adoção de boas práticas pelos agricultores e a evolução de indicadores relacionados com a sua atividade como a produtividade.
“A nossa parceria com a Nestlé no Nescafé Plan visa melhorar e otimizar a cultura do café. Ao trabalhar em conjunto com a Rainforest Alliance em formação, monitorização e avaliação, a Nescafé utilizou dados e evidências para adaptar as suas atividades às dos cafeicultores. Estamos muito satisfeitos por sermos seus parceiros neste caminho", afirmou Alex Morgan, Chief Markets Officer da Rainforest Alliance.
Com a implementação do Plano Nescafé desde 2010, a Nestlé obteve os seguintes resultados:
A Nestlé publicará um novo e ampliado roteiro de sustentabilidade para a sua marca Nescafé antes do final do ano. A empresa assegura que continuará a trabalhar proativamente para promover um setor cafeeiro mais robusto e sustentável.