Da floresta ao consumidor
APCOR apresenta estudo sobre a fileira da cortiça
Redação Agriterra16/12/2020
Estudo é apresentado esta quinta-feira, 17 de dezembro, na Plataforma Zoom, às 15h00.
Participam na iniciativa João Rui Ferreira, Presidente da APCOR, João Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Francisco Gomes da Silva, Diretor Geral da Agro.Ges e Vasco Rodrigues, Diretor Executivo Centro de Estudos de Gestão e Economia da Universidade Católica.
Em conjunto com a Universidade Católica e a Agro.Ges, o programa visa realçar a importância da floresta para a fileira da cortiça, bem como a relevância do setor para a economia nacional. Também a estratégia e prospetiva da fileira da cortiça e o montado na floresta nacional serão temas a abordar.
No estudo realça-se a capacidade de investimento da indústria e do setor, com valores anuais a rondar os 40 milhões de euros; o forte aumento das exportações portuguesas de cortiça que cresceram mais de 50% na última década; o excedente da balança comercial que é considerado um dos maiores da economia nacional e que cresceu 41% desde 2009; e termina com as dez linhas de força que marcarão o futuro da fileira da cortiça.
“Com este estudo, o setor renova o trabalho que foi efectuado em 2015 e ganha, deste modo, um novo referencial de informação fundamental para toda a fileira, desde a componente florestal, a transformação da cortiça e o retrato dos mercados”, refere o presidente da APCOR.
“Este é mais um contributo que enquadra e prospectiva a razão de considerarmos estratégico um forte apoio à fileira da cortiça, dado o seu valor inquestionável para o Portugal e para os Portugueses”, reforça.
João Rui Ferreira afirma, ainda, que “o estudo apresenta as 4 grandes linhas estratégicas para o setor e que passam pela floresta e matéria-prima, tecnologia e inovação, promoção e comunicação e, por último, capacitação empresarial.”
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória aqui.
Aceda ao estudo na íntegra aqui.
Este é o último trabalho que foi desenvolvido no âmbito do projeto Cork_Inov e que teve o apoio do Compete2020, Portugal2020 e União Europeia – FEDER, num investimento total de 649.797, 99€, comparticipado em 85%.