Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Figo em Portugal e Maçã de Alcobaça: conheça os melhores projetos da Academia 2020 do Centro de Frutologia Compal

Redação Agriterra20/11/2020

Dia 12 de novembro o Centro de Frutologia Compal (CFC) realizou o Encontro em formato digital para projetar o futuro do setor agrícola e anunciar os três melhores projetos da Academia 2020.

Imagen
O Encontro contou com a participação de Francisco Avillez para abordar os desafios (e respostas) para a construção do futuro do setor agrícola nacional, passou em breve retrospetiva os últimos oito anos do Centro de Frutologia Compal e as suas sete edições de Academia e anunciou os vencedores das Bolsas Academia 2020.
Após 10 semanas e 80 horas de formação em várias áreas, com destaque no módulo 'Mentoria Digital' para Fundamentos Básicos em Digital, Sistemas Operativos para a Gestão Agrícola, Mercados Digitais, Logística Aplicada a Negócios no Digital e Marketing Digital, o júri decidiu quais os três projetos vencedores deste ano, que irão receber 60.000 euros em Bolsas de Instalação.
Num ano particularmente exigente em que não houve a habitual deslocação as explorações de norte a sul do país, todos os 12 formandos estão de parabéns e certamente, estarão mais aptos e com maior nível de conhecimento para desenvolver os seus negócios.
Os vencedores são: Gonçalo Madeira, Luís Carcau e Sandra Silva.

Fique a conhecê-los melhor:

  • Gonçalo Madeira, jovem de 22 anos, da região de Alcobaça e produtor de maçã. A Celfruta é o seu negócio, que deriva de um projeto familiar, pois desde há muito que a paixão pela maçã faz parte da família; componentes como a boa preparação do terreno, a aquisição de tecnologia de rega e eficiência energética sustentável, a tecnologia de última geração integrada, a presença em processos de certificação como o Global Gap, deram-lhe a confiança de ser um dos projetos vencedores, assente nas bases da sustentabilidade, biodiversidade e tecnologia, seguindo uma atividade frutícola segura e sustentável.
  • Luís Carcau, jovem de 24 anos, natural de Mirandela, produtor de figo que acredita no seu potencial, apesar de não ser uma fruta com muita atenção em Portugal. Em busca constante de novo conhecimento na área e procura um futuro coletivo, mais sustentável e inclusivo; com experiência na produção de figo, e com um projeto muito bem montado e apresentado, ofereceu-lhe a confiança de se tornar um dos vencedores. O seu projeto é baseado em componentes chave de sucesso: sustentabilidade, sustentabilidade económica e sustentabilidade social para a região, com boas propostas de condições de vida melhoradas para os seus colaboradores, algo que para si é fundamental.
  • Sandra Silva, empresária e gestora de 49 anos. É de Lisboa mas a sua exploração encontra-se em Torres Novas, região com excelentes condições para a produção mas que ficou esquecida no tempo. O seu projeto terá o nome de 'Fazenda das Courelas', sendo o seu sonho, um dia, vir-se a dedicar ao Figo a tempo inteiro. Acredita que o Figo tem potencial que deve ser retomado em Portugal. Virada para a internacionalização e produção em fresco, pretende-se instalar com tecnologia que respeita a biodiversidade, sustentabilidade e tem foco na comercialização internacional.
Imagen
O ano de 2020 tem sido um ano diferente e de adaptação para todos e a Academia do Centro de Frutologia Compal não foi exceção, tendo se apresentado pela primeira vez integralmente no formato digital.
Um ano que foi encarado como uma oportunidade para reforçar as competências dos participantes para a transformação digital do negócio agrícola. Um ano que aproveitou igualmente a oportunidade para estender a participação na formação a todos os Alumni dos anos anteriores.

O Centro de Frutologia Compal

O Centro de Frutologia Compal foi criado em 2012 e tem como principal propósito valorizar e promover a fruta nacional, procurando estimular a inovação no setor frutícola e atuar ao longo da Cadeia de Valor da Fruta.

Através de um trabalho conjunto, os 27 membros tornam possível a concretização das iniciativas, num conjunto de entidades e organizações do setor frutícola, instituições académicas, organizações de produtores e empresas de tecnologia agrícola.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial